Novos professores da rede estadual passam por formação inicial

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) promove a 12ª edição da formação de entrada dos novos professores da rede pública estadual de ensino. Desta vez, mais de 300 professores de diversas áreas e municípios do estado participam da qualificação, realizada na sede da secretaria, em Goiânia.
A atividade teve início nesta quinta-feira (06/11) e segue durante toda a sexta-feira (07/11). A secretária da Educação, Fátima Gavioli, deu as boas-vindas aos novos professores, destacando a importância dos novos profissionais conhecerem a Seduc. Todos os professores receberam um notebook, foi entregue simbolicamente na abertura do evento.
“A entrega dos computadores é uma ação de valorização e apoio à gestão de sala de aula, para facilitar o trabalho técnico e pedagógico dos nossos professores. Esse é um momento de aproximação com a secretaria, uma oportunidade de saber e entender o funcionamento da instituição, um diferencial desta gestão”, disse Gavioli.
Carreira docente em Goiás
O encontro reúne 307 professores que, a partir de agora, atuarão no Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas estaduais de Goiás.
A programação contempla temas como a gestão do processo de ensino e aprendizagem e a equidade na Educação, diretrizes, avaliação e o papel do educador. Também são tratadas as principais orientações sobre os aspectos legais, funcionais e jurídicos da carreira docente.
A superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Curricular da Seduc, Nayra Guedes, abriu a programação com um relato das atividades implementadas pela secretaria em prol do aprimoramento profissional, além da apresentação do material didático-pedagógico que utilizarão em sala de aula.
Palestrante convidado, Daniel Brandão, da Universidade Estadual do Ceará, abordou questões emocionais que contribuam para uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem como elemento essencial à cultura pedagógica e organizacional da rede.
“O impacto emocional dos professores na vida dos estudantes é determinante para a sua formação ao longo da vida, só se aprende bem quando se está bem”, afirmou.
Para o professor André Luis Agapito, da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Anápolis, a formação é imprescindível para os professores que ingressam na rede pública estadual. “A experiência aqui aprendida irá ser aplicada no dia a dia na escola”, explicou.
A professora Maria José Marra, que antes era contratada na Coordenação Regional de Educação (CRE) de São Luiz dos Montes Belos, comemora o retorno à rede agora como efetiva. “A oportunidade formativa é extremamente válida, e é gratificante ser professora”.

Auxílio aprimoramento
No decorrer da carreira na rede estadual, os novos professores terão acesso formações ofertadas pela Seduc. Todos os profissionais da Educação estadual recebem o Auxílio Aprimoramento, no valor de R$ 500 mensais, instituído pelo Governo de Goiás como incentivo à capacitação, qualificação e aprimoramento profissional.
Saiba mais
Governo lança Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade
Educação implementa programa internacional na rede estadual de ensino



