Secult seleciona organização para atuar na PNAB

A Secretaria da Cultura (Secult) lançou o Chamamento Público nº 003/2025 para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atuará na operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – 2º ciclo, em Goiás.
As propostas técnicas podem ser enviadas até as 18 horas de 15 de dezembro e devem contemplar o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações previstas pela política no estado.
A OSC selecionada firmará Termo de Colaboração com a Secult e será responsável por implementar melhorias e inovações nos processos dos editais, ampliando a acessibilidade e otimizando o trâmite de seleção. Também caberá à entidade promover ações de democratização do acesso aos recursos da PNAB, como oficinas, busca ativa, suporte técnico, capacitações e formações.
Entre as atribuições obrigatórias estão a contratação de pareceristas com experiência comprovada por segmento, o desenvolvimento e/ou implementação de ferramentas de tecnologia da informação que facilitem as inscrições e o suporte técnico integral aos proponentes.
Isso inclui a realização de oficinas em todas as regiões do estado, produção de cartilhas e modelos de inscrição, entre outras atividades de orientação.
A parceria terá vigência de 2025 a 2029, conforme o art. 12, §1º, da Lei nº 13.019/2014. A OSC selecionada receberá R$ 1,7 milhão por ano, com repasses anuais condicionados à prestação de contas do exercício anterior. O edital, anexos e demais atos do processo estão disponíveis no site da Secult.
As propostas devem ser entregues por meio de ofício endereçado à Comissão de Seleção e protocolado na sede da Secult, localizada na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), nº 02, Centro, Goiânia.
A documentação deve ser apresentada em versão impressa, com todas as folhas numeradas e rubricadas, além de assinatura do representante legal. Também é obrigatória a entrega de uma versão digital da proposta — em pen drive ou pelo e-mail protocolo.cultura@goias.gov.br.
Tecnologia e alcance
O Termo de Colaboração permitirá a realização de oficinas de formação nas cinco mesorregiões do estado (Centro, Leste, Noroeste, Norte e Sul), garantindo que trabalhadores da cultura tenham acesso, de forma ágil, transparente e acessível, aos recursos da PNAB.
Outro foco do chamamento é o aprimoramento da infraestrutura tecnológica para a seleção dos projetos. A OSC será responsável por atualizações e manutenções da plataforma Baru, utilizada para gestão dos editais. As melhorias devem abarcar todas as etapas: publicação das oportunidades, inscrições, seleção, análise de recursos, divulgação de resultados, execução dos projetos e prestação de contas.
A tecnologia também deverá fortalecer a comunicação com os proponentes. A entidade selecionada deverá implantar agentes de inteligência artificial, como chatbots, para auxiliar no uso da plataforma, além de disponibilizar outros canais de atendimento.
Saiba mais
Cultura celebra adesão histórica de todos os municípios goianos à Pnab



