MIS prorroga exposição “Ichi-go Ichi-e” até 7 de fevereiro

Mostra estreou em 27 de novembro e seria encerrada nesta quinta-feira (22/01) propõe diálogo inédito entre arte contemporânea e artes tradicionais dos samurais japoneses, por meio de pinturas que incorporam cortes reais com técnicas ancestrais da espada (Fotos: Kamilla Brandão)

O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prorrogou a exposição Ichi-go Ichi-e: Um Momento, Um Encontro até 7 de fevereiro. A mostra, que estreou em 27 de novembro de 2025, seria encerrada nesta quinta-feira (22/01).

Com obras abstratas e direção artística e produção do artista visual Rafael Abdala, a exposição reúne artes criadas em colaboração com o artista marcial e visual Bruno Alcantara (Hogosha), praticante do estilo tradicional japonês Aizu Muso Ryu – Misawa Hā.

“Ichi-go Ichi-e” propõe um diálogo inédito entre a arte contemporânea e as artes tradicionais dos samurais japoneses, por meio de pinturas que incorporam cortes reais de kenjutsu e iaijutsu, técnicas ancestrais da espada. Cada obra é fruto de um momento único e irrepetível, em consonância com o conceito japonês “ichi-go ichi-e”, que expressa a preciosidade de cada encontro.

MIS prorroga exposição “Ichi-go Ichi-e”
Com obras abstratas, direção artística e produção do artista visual Rafael Abdala, exposição reúne artes criadas em colaboração com artista marcial e visual Bruno Alcantara (Hogosha), praticante do estilo tradicional japonês Aizu Muso Ryu – Misawa Hā (Foto: Kamilla Brandão)

Com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, a mostra também contou com a coordenação técnica de Kenjiro Sensei, grão-mestre do estilo, e foi desenvolvida a partir de encontros filosóficos e práticos entre artistas e mestres da arte marcial. As referências artísticas incluem nomes como Lucio Fontana, Fabienne Verdier, Kazuo Shiraga, Manabu Mabe e Tomie Ohtake.

O MIS está localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. A unidade é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas (fecha às 17 horas), e aos sábados, das 9 às 12 horas (fecha às 13 horas). A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição Ichi-go Ichi-e é prorrogada até 7 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Goiás
Prorrogada até: 7 de fevereiro de 2026
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; sábados, das 9h às 13h
Local: Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS)
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica, Goiânia (GO)