Crer promove capacitação em laser na prevenção e tratamento de lesões de pele

Profissionais do Crer e de outras duas unidades do Governo de Goiás participaram da capacitação (Foto: Rafaela Bernardes)

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, por meio da Gerência de Enfermagem, realizou, no sábado (10/7), curso de Capacitação em Laser na Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. Voltado para enfermeiros, o encontro reuniu 37 profissionais.
 
“Nosso objetivo foi promover a capacitação dos profissionais para as terapias coadjuvantes e inovadoras que agregam grandes benefícios ao tratamento das lesões. Sempre podemos ir além e buscar novas alternativas para os tratamentos convencionais que já utilizamos, tudo para garantir assistência segura e de qualidade ao nosso paciente”, explicou a organizadora do evento e supervisora de Atendimento ao Paciente Ambulatorial do Crer, Hélvia Fernandes de Assis.

Encontro Científico
 Aberto a todos os profissionais da enfermagem dos hospitais do Governo de Goiás geridos pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), o encontro científico teve como palestrantes a fonoaudióloga Larissa Egea, que discorreu sobre A Fotobiomodulação na Prevenção e Tratamento de Feridas, e a enfermeira Wanessa de Kássia Melo, que falou sobre Laserterapia na Prevenção e Tratamento de Feridas.
 
Enfermeiro do ambulatório de curativos do Crer, Eduardo Rodrigues de Morais ressaltou a importância da constante qualificação profissional. “O tratamento de lesões já é minha área de atuação, então, todo conhecimento a mais e novas técnicas que aprender é válido e muito positivo para o desenvolvimento do meu trabalho.” 

Objetivos
A supervisora de enfermagem do HDS, Lys Bernardes Minasi, também esteve presente no encontro. “Meu objetivo é aprimorar meus conhecimentos e levar, cada vez mais, tratamento de qualidade ao nosso paciente. O uso do laser é um diferencial nesse tipo de assistência”, ressaltou.
 
“Meu objetivo é aprender novos tratamentos e ver, na prática, a melhoria no tratamento das feridas dos pacientes que atendemos no dia a dia”, destacou a responsável pelo setor de ambulatório do Hugo, Ana Teresinha Soares dos Santos.
 
“As terapias coadjuvantes, juntamente com o tratamento convencional em feridas crônicas, têm se destacado na literatura pelo custo, efetividade, favorecendo a cicatrização das lesões e proporcionando ao paciente maior conforto e menor exposição a riscos de infecção por exemplo”, avaliou a supervisora de atendimento ao paciente internado do Crer e organizadora do evento, Fábia Eliane Soares de Souza Batista.