Novo projeto do HRSLMB, Nascer no Sol é voltado a pacientes com Covid-19

Pacientes do Hospital de São Luís de Montes Belos durante exercícios físicos do projeto Nascer no Sol (Fotos: Lucas Leal)

Para dar mais qualidade de vida e humanizar o tratamento dos pacientes internados com a Covid-19 no Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), as equipes de fisioterapia e de enfermagem se uniram para realizar o projeto Nascer no Sol – com a realização de atividades que são fundamentais no processo de recuperação dos enfermos, tanto do ponto de vista físico como emocional.

Liderada pelo fisioterapeuta Paulo Henrique Ribeiro e realizada em parceria com o setor de enfermagem, a iniciativa consiste em aplicar uma série de exercícios físicos, de forma adequada, aos pacientes de Covid-19 no momento do banho de sol. Tudo sempre acompanhado de música, para estimulá-los a realizarem as práticas e movimentos sob orientação da equipe.

Segundo Ribeiro, o Nascer no Sol é essencial para que os pacientes adquiram equilíbrio na musculatura, pois eles ficam muito tempo sem se exercitar durante a internação. As ações têm uma resposta benéfica do sistema imunológico frente ao coronavírus, ativando e fortalecendo os músculos, a coordenação motora e o equilíbrio de quem está internado, aspectos que podem ser afetados pela Covid-19.

Outro benefício importante está ligado às questões emocionais e psicológicas. A ação do projeto tem como foco, também, a melhora da autoestima das pessoas internadas, que ficam mais contentes ao compartilhar um momento em que realizam juntos uma atividade lúdica e divertida, mesmo estando no hospital.

“A musicoterapia, em conjunto com os exercícios, que atuam diretamente no sistema límbico, responsável pelas emoções, melhoram a autoestima, proporcionando boas lembranças e consequentemente a liberação dos hormônios que geram prazer e bem-estar”, diz o fisioterapeuta.

Ribeiro explica ainda que a iniciativa tem se mostrado eficiente e estimula a prática do que é proposto pela equipe. “O projeto é bem-aceito. Os pacientes até nos procuram para perguntar se iremos levá-los para o ambiente de banho de sol. Me sinto bem em saber que estou contribuindo de forma positiva para a recuperação deles”, afirma.