Cine Ferroviário de Pires do Rio exibe filme sobre Luiz Gonzaga

O Museu Ferroviário de Pires do Rio, unidade da Secretaria da Cultura (Secult Goiás), exibe, neste fim de semana (28 e 29/11), o filme Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, no Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio. As sessões são gratuitas e abertas ao público.
Dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, o longa é uma cinebiografia envolvente que mergulha na infância e adolescência de Luiz Gonzaga, revelando as raízes do artista no sertão nordestino.
A obra destaca sua relação com a família — especialmente com o pai, que lhe ensinou a tocar sanfona — além de explorar elementos culturais, tradições e mitos que moldaram o “Rei do Baião”.
A criação do Cine Ferroviário faz parte do processo de revitalização do Museu Ferroviário, que transformou o antigo auditório em uma moderna sala de cinema. O espaço foi pensado para democratizar o acesso ao audiovisual goiano, nacional e internacional, unindo patrimônio histórico, arte e cultura.
Com sessões quinzenais, mostras temáticas, oficinas e debates, o Cine Ferroviário já se consolida como uma nova referência cultural no interior de Goiás, oferecendo experiências cinematográficas que dialogam com a memória e a identidade da região.
Sinopse
Luiz Gonzaga – Légua Tirana (2025, Brasil, 14 anos, 114 min, dir: Diogo Fontes e Marcos Carvalho)
Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.
Programação
Sexta-feira (28/11)
19h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)
Sábado (29/11)
16h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)



