Livro de goiana é 2º melhor do mundo em premiação francesa de gastronomia

Obra figurou entre 930 concorrentes de 175 países, e concorreu também na categoria comida da fazenda à mesa (Foto: Reprodução)

O livro “Telma da Babilônia: Receitas com Memória”, que reúne receitas de comidas típicas de Goiás, ficou em segundo lugar na categoria mulher-chefe do Gourmand World Cookbook Awards, considerado o maior prêmio do mundo para publicações gastronômicas.

O trabalho foi realizado com recursos do Programa Goyazes, mecanismo de fomento do Governo de Goiás gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Gastronomia

A obra figurou entre 930 concorrentes de 175 países, e concorreu também na categoria comida da fazenda à mesa. A vitória garante ao livro o selo Best in the World, um reconhecimento que frequentemente impulsiona carreiras e gera repercussão no mundo todo, e consagra  tanto a culinária goiana quanto a produção editorial brasileira no cenário internacional.

A autora, Telma Machado, acredita que essa é uma conquista compartilhada com todo o estado.

“Para mim, o segundo lugar foi como se fosse o primeiro. É bom demais pra nós, pra Goiás, mostrar um pouco da cultura gastronômica do Cerrado, eu acho que isso é o mais importante desse prêmio”, relata.

Telma Machado
Livro combina histórias culturais, lembranças da infância e adolescência da autora

Resultado de décadas de dedicação e pesquisa de Telma sobre a culinária do estado, o livro combina histórias culturais, lembranças da infância e adolescência da autora, receitas que fizeram parte da vida dela, informações sobre a origem dos pratos, e dicas preciosas para aperfeiçoar o preparo de cada um.

Conforme explica a chef de cozinha, o livro é a materialização de um trabalho de resgate da gastronomia raiz, o qual já era realizado no Café Sertanejo, empreendimento que ela comanda na Fazenda Babilônia. “Telma da Babilônia: Receitas com Memória” possibilita que esses conhecimentos não se percam, e que mais pessoas tenham acesso a eles, representando um exemplo valioso de preservação e difusão da cultura e tradição goianas.

Gourmand Awards

Criado em 1995, o prêmio é chamado de “Oscar” gastronômico e reconhece conteúdos sobre comida e bebida por todo o mundo. O conteúdo vai desde impressos a digitais, pagos ou gratuitos, com editoras ou independentes, públicos ou privados, grandes ou pequenos. A ideia da iniciativa é promover o reconhecimento para esses projetos.