Goiás registra recorde de ideias inscritas no Centelha 3

Centelha 3: 1.063 propostas submetidas de 98 municípios. Programa estimula inovação (Foto: Fapeg)

O Centelha 3 bate recorde histórico em Goiás. A terceira edição do programa de estímulo ao empreendedorismo inovador recebeu 1.063 ideias submetidas, número que confirma o avanço do ecossistema de inovação no estado e o impacto das ações do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Ao todo, 2.495 empreendedores se cadastraram e 409 ideias foram iniciadas na plataforma.

A participação alcançou 98 municípios, o equivalente a 40% do território goiano, com destaque para o Centro goiano, responsável pelo maior volume de submissões. A diversidade dos participantes também chama a atenção: predominam pessoas com ensino superior (53,5%) e pós-graduação (34,1%), com presença significativa de mulheres (34,34%) e ampla distribuição racial.

Centelha 3

O setor do agronegócio lidera o número de propostas, com 303 ideias, seguido por saúde e bem-estar (280), tecnologias da informação e telecomunicações (269), social (228) e marketing e mídias (230). Temáticas tecnológicas como inteligência artificial, biotecnologia, segurança de dados e manufatura avançada também se destacam.

Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, os resultados reforçam o papel estratégico do programa.

“O Centelha mostra que Goiás tem criatividade, talento e capacidade de transformar conhecimento em soluções para a sociedade. Esse resultado expressivo é fruto de uma política de Estado que valoriza ciência, tecnologia e inovação. Goiás cria as condições e garante que boas ideias encontrem caminhos para virar negócios de impacto”, afirma.

Os dados revelam ainda que grande parte das inscrições está em fase de ideia (516) ou protótipo testado (313), o que confirma o papel do Centelha como porta de entrada para quem deseja empreender com base tecnológica e busca apoio para desenvolver soluções inovadoras.

Executado pela Fapeg em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e outros parceiros nacionais, o Centelha 3 integra um conjunto de iniciativas estruturantes para estimular o empreendedorismo e fortalecer a inovação como vetor de desenvolvimento econômico em Goiás.