Projeto Planifica Goiás tem adesão de 91 municípios goianos
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SES-GO/Sesg), dá início às atividades da Planificação da Atenção à Saúde em 91 municípios goianos, dentre eles Jaraguá, Anápolis, Chapadão do Céu, Santa Helena e Mineiros. Até setembro do próximo ano, 484 profissionais de saúde estarão envolvidos diretamente na execução do projeto.
A Planificação da Atenção à Saúde é uma ação coordenada pela Sesg que desenvolve atividades de educação permanente entre gestores e profissionais de saúde que atuam no SUS. “É uma oportunidade para desenvolver competências dos profissionais para o planejamento e a organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários daquela unidade específica”, explica a superintendente da Escola, Viviane Leonel Cassimiro.
O projeto será operacionalizado em nove regiões do Estado: Norte, Serra da Mesa, Pireneus, São Patrício 1, São Patrício 2, Nordeste 1, Nordeste 2, Sudoeste 1 e Sudoeste 2. São oito etapas que envolvem oficinas temáticas e operacionais, cinco cursos curtos e um curso de especialização em Gestão de redes de atenção.
Entre os temas abordados nos cursos de curta duração estão Sistema de informação, Atenção ambulatorial especializada, Estratificação de risco aos eventos agudos; Classificação de risco aos eventos agudos e Segurança do paciente.
O produto da planificação dos 90 municípios goianos será apresentado em um seminário estadual previsto para outubro de 2022. “O objetivo do seminário é evidenciar as experiências exitosas dos municípios participantes”, explica a superintendente da Sesg.