Estado inicia entrega de alimentos do PAA 2025

O Governo de Goiás iniciou as entregas dos alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2025). Os produtos são entregues e doados simultaneamente a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar em 183 municípios goianos.
As entregas tiveram início em dezembro de 2025 e seguem até o primeiro semestre de 2026, feitas por meio da Emater Goiás, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
No município de Mimoso de Goiás, as entregas do PAA foram realizadas no dia 30 de dezembro para o Fundo Municipal de Assistência Social. Quatro produtores já forneceram aproximadamente duas toneladas de alimentos, beneficiando diretamente 51 famílias.
Já em Ipameri, foram entregues 446 quilos de frango à Associação Adelino de Carvalho, adquiridos de agricultores familiares da região.
Em Anicuns, as primeiras entregas foram dia 6 de janeiro, contemplando as entidades Clube das Mães, Assistência Social e Heroínas da Fé. Ao todo, mais de uma tonelada de alimentos foi fornecida por seis produtores.
Produtos como abacate, mamão formosa, manga, mandioca com casca, cebola, couve, chuchu, além de rosca caseira, pão caseiro, biscoito de queijo e bolo, já fazem parte da alimentação de cerca de 200 famílias. Ao longo do primeiro semestre de 2026, ainda estão previstas entregas de mais oito toneladas de alimentos no município.
Já em Águas Lindas de Goiás, as entregas tiveram início no dia 9 de janeiro. A produção, que totaliza quatro toneladas, é oriunda de oito agricultores familiares e beneficiou sete instituições: Instituto Acolher para Crescer; Instituto Despertai; Comunidade Terapêutica Luz do Mundo; Instituto Social Souza Alcoforado; Instituto Maanaim; Lar da Terceira Idade Samaritanos de Águas Lindas de Goiás e Associação Maria dos Reis.
Somente na primeira entrega, cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social foram atendidas.
“Esta etapa do PAA Goiás representa o fortalecimento de um ciclo que começa no campo e chega à mesa de quem mais precisa. Estamos garantindo renda ao agricultor familiar, estimulando a produção local e, ao mesmo tempo, assegurando alimento de qualidade às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado. É uma política pública eficiente, que gera impacto social, econômico e humano”, afirma o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.
O técnico da Regional Rio dos Bois, Vilmar Vicente da Silva, que acompanhou as entregas em Anicuns, destaca a relevância do PAA Goiás.
“O programa contribui para a melhoria da qualidade alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade, ao garantir produtos diversificados, de boa qualidade e sem custo. Além disso, o PAA fortalece a agricultura familiar ao assegurar renda ao pequeno produtor assistido pela Emater e incentiva a permanência no campo”, disse o técnico.
PAA Goiás 2025

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás 2025) fortalece a agricultura familiar ao garantir renda aos produtores rurais e ampliar o acesso a alimentos saudáveis para a população em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo, 2.016 produtores foram classificados como beneficiários fornecedores habilitados em 183 municípios goianos, com destaque para Flores de Goiás (211 propostas aprovadas), Formosa (170), Planaltina (109), Cocalzinho de Goiás (58) e Palmeiras de Goiás (49).
Nesta edição, o programa conta com investimento recorde de R$ 30 milhões, viabilizados pelo Goiás Social, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), assegurando a aquisição da produção da agricultura familiar pelo Governo de Goiás e a doação simultânea a instituições sociais e famílias em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).



