Parceria do Hutrin e Hemocentro de Goiás coleta 45 bolsas de sague, em Trindade

Ônibus do Hemocentro estacionado nas dependências da unidade do Governo de Goiás, em Trindade (Foto: Imed)

Para aumentar os estoques de sangue no Estado, o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) e o Hemocentro de Goiás, unidades do Governo de Goiás, fizeram uma parceria que resultou na coleta de 45 bolsas de sangue e 11 cadastros de doação de medula óssea. Esse é um ato voluntário de amor e solidariedade ao próximo, pois uma única bolsa de sangue de 450 ml pode salvar a vida de até quatro pessoas.

A coleta de sangue e o cadastramento da medula óssea foram realizadas em uma unidade móvel do Hemocentro de Goiás instalada nas dependências do Hutrin, em Trindade, e contou com a participação dos colaboradores e da população em geral. Para receber os doadores, foram intensificados os protocolos de segurança, como os cuidados com a higienização como lavagem de mãos, uso de antissépticos e higienização de instrumentos e superfícies, seguindo todos os cuidados e proteções necessárias no combate e prevenção da Covid-19.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizados 92 milhões de doações de sangue por ano no mundo. No Brasil, cerca de 1,9% dos brasileiros são doadores voluntários regularmente. Para evitar aglomerações, quem desejar  contribuir com o Hemocentro, pode agendar horário com antecedência em umas das unidades que realizam a coleta.

“Todo ano, o Hutrin fecha essa parceria com o Hemocentro para ajudar a abastecer o Banco de Sangue do Estado, e cada bolsa coletada é uma conquista muito importante diante da redução dos estoques em meio à pandemia. Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram, pois doaram, além de sangue, também compaixão, amor ao próximo e esperança”, disse Getro de Oliveira Pádua, diretor Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), que administra o hospital.