Governo recebe homenagem de organização internacional de segurança pública

Vice-govenador Daniel Vilela recebe comitiva e homenagens de organização internacional que reconhece atuação do Governo de Goiás na área de segurança pública (Foto: Walter Folador)

Referência em segurança pública no país, Goiás recebeu, nesta quinta-feira (05/02), homenagem da International Association of Chiefs of Police (IACP) – que é a maior entidade de líderes policiais do mundo.

O reconhecido foi concedido pelo trabalho no setor e pela redução dos índices criminais ao longo de sete anos. As medalhas da entidade ao Governo de Goiás foram recebidas pelo vice-governador, Daniel Vilela.

Ao considerar o trabalho de Goiás em diversas vertentes, inclusive na inteligência policial, a entidade mundial reconheceu a referência nacional e internacional da Segurança Pública de Goiás.

Além da entrega da homenagem, uma comissão da IACP também esteve no colégio da Polícia Militar do setor Madre Germana e na sede da Polícia Federal. A visita ao Estado ocorreu logo após a realização em Brasília da maior conferência mundial de segurança pública, evento que congregou mais de 20 mil profissionais oriundos de mais de 150 países.

Vice-governador Daniel Vilela apresenta dados da Segurança Pública goiana (Foto: Walter Folador)

Segurança pública goiana

À comitiva, Daniel Vilela detalhou a queda dos índices criminais, que teve redução pelo sétimo ano consecutivo. No comparativo entre 2018 e 2025, houve queda sustentada e contínua nos mais variados crimes de roubo, como:

  • de carga (-97%);
  • de veículos (-95%);
  • a transeunte (-92%);
  • em comércio (-91%).

O declínio também ocorreu na prática de furtos:

  • de veículos (-71%);
  • em residência (-52%);
  • em propriedade rural (-39%).

Crimes contra a vida também tiveram importante recuo substancial:

  • latrocínio (-82%);
  • homicídio doloso (-62%);
  • lesão seguida de morte (-54%);
  • homicídio tentado (-28%).

Daniel Vilela também apresentou investimentos como a compra de helicópteros e a recentemente implantação da “IA Contra o Crime”, que aumenta de forma significativa a resolutividade dos crimes.

IA Contra o Crime: ferramenta interpreta, em tempo real, dados obtidos por câmeras

“Hoje, o governador Ronaldo Caiado é a maior autoridade política de segurança pública desse país. Por todos os estados as pessoas reconhecem a liderança e o papel dele para essa realidade positiva no nosso estado. E temos policiais que consideramos os melhores do Brasil. Isso é a razão fundamental desse sucesso nas nossas políticas”, garantiu.

Presidente da IACP, David B. Rausch, que também é comissário da Comissão Presidencial dos EUA sobre Aplicação da Lei e Administração da Justiça, pontuou que as os recursos em segurança pública em Goiás é na verdade um investimento na economia do Estado e destacou a integração das forças policiais.

“O que a gente viu hoje, na questão de integração, realmente Goiás é o estado onde isso está sendo melhor no país, que deveria ser um modelo”, reforçou.

Diretor de Policiamento da IACP, Vince Hawkes, pontuou o pioneirismo de Goiás na utilização da Inteligência Artificial (IA) contra o crime e pediu que essa expertise seja levada para a próxima conferência da entidade.

“Poderia ser compartilhado globalmente. Tenho certeza que várias outras organizações parceiras gostariam de entender como tudo foi feito”, ressaltou.

Os esforços do governo goiano também foram elogiados pelo adido da Polícia Federal da Suíça, Martin Sainz, que disse conhecer bem a realidade brasileira em segurança pública, e afirmou que as mudanças na realidade goiana são difíceis de alcançar.

“Isso só é possível com o esforço comum de todo mundo em prática, começando pelo governador, pelo vice, passando pelas instituições policiais, até o cidadão na rua. É impressionante o que vocês conseguiram fazer nesse estado”, concluiu.

Saiba mais

Segurança pública tem recorde de apreensões em Goiás

Segurança Pública recebe novos helicópteros que serão usados em novas bases aéreas