Hurso confirma qualidade no atendimento com manutenção do ONA 1
Nessa segunda-feira (19/7), as equipes do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO) receberam a confirmação da manutenção do certificado ONA 1, conquistado em 2020. Em função da pandemia, os técnicos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição acreditadora IQG, realizaram visitas remotas para acompanhar procedimentos, rotinas e atendimentos realizados na unidade do Governo de Goiás no Sudoeste do Estado
“Uma gestão eficiente em saúde demanda compromisso e avaliação constante. Não tínhamos dúvida de que conseguiríamos renovar o certificado, pois sabemos da competência da direção e das equipes que estão à frente do Hurso”, comemorou o diretor presidente do IPGSE, organização social que faz a gestão do Hurso, Eduardo Pereira Ribeiro.
A manutenção do selo por mais um ano é a confirmação de que a segurança do paciente está em primeiro lugar na unidade e que todos os setores estão empenhados diariamente no trabalho integrado, compartilhando informações e garantindo a melhoria contínua em seus processos.
O resultado de todo esse esforço é a qualidade do atendimento prestado à população. O Hurso é referência na Região Sudoeste de Goiás e tem conquistado nos últimos meses índices de satisfação de pacientes acima de 95%, o que confirma os altos padrões de qualidade e segurança assistencial aos usuários.
Aperfeiçoamento contínuo
Na avaliação do diretor-geral e técnico do Hurso, Ubyratan Gonzaga, as equipes do hospital estão em processo de aperfeiçoamento contínuo e a manutenção é o resultado de todo esse esforço.
“O certificado é a confirmação de que o serviço que prestamos é de alto nível e segue os padrões preconizados pela Organização Mundial de Saúde. Nossos colaboradores são qualificados e focados no atendimento humanizado, isso nos dá segurança para realizar um trabalho eficiente em parceria com o Governo de Goiás”, diz Ubyratan.
Os técnicos da instituição acreditadora destacaram a importância do conhecimento dos processos e o compromisso no cumprimento desses processos por todos os colaboradores. A avaliação por meio de ferramentas eficientes também é um item importante para medir a efetividade das ações, além da formação permanente de todas as equipes.
O superintendente operacional e administrativo, Murilo Almeida, destaca que conseguir o certificado demanda uma mudança grande de mentalidade e postura dos colaboradores, mas manter a certificação é um desafio maior ainda. “Dar continuidade a uma mudança implantada requer muito compromisso e esforço, pois os desafios não param e só mudam de nível, exigindo sempre mais das equipes. Todos estão de parabéns por aceitarem o desafio da certificação e continuarem a realizar um serviço de excelência para as pessoas que procuram nossa unidade”, afirma Murilo.
Gestão
Com sede em Santa Helena de Goiás, o Hurso presta assistência a 28 municípios da região Sudoeste, com seus 104 leitos, entre UTI adulto, pediátricos e Covid-19. A unidade está sob gestão, em caráter emergencial, do Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE) desde o final de janeiro de