Caminho de Cora e Programa Turismo 4.0 são temas de painel na Campus Party

Goiás Turismo participa de um painel on-line da Campus Party com o tema “Caminho de Cora e os desafios de desenvolvimento de aplicativos e avanços” (Foto: Divulgação)

O presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, participa, nesta sexta-feira (23), de um painel on-line da Campus Party Brasil, às 18h. Com o tema “Caminho de Cora e os desafios de desenvolvimento de aplicativos e avanços”, a apresentação também conta com a participação do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, e do ultramaratonista, Márcio Villar.

O Caminho de Cora Coralina é a única trilha de poesias do mundo e passa por oito municípios goianos: Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás. Recentemente, Márcio Villar conheceu partes dessa trilha de longo percurso e, em breve, voltará para andar os 300 quilômetros do caminho.

Para Fabrício Amaral, ideia de aplicativos tem potencial para desenvolver o turismo goiano. “Por exemplo, no Caminho de Cora, que corta várias cidades e passa dentro de parques estaduais, um app pode ajudar o turista com informações, logística, dicas, segurança, acesso a hotéis e alimentação e por aí vai”, conta Fabrício.”

No sábado (24), às 15h, a Goiás Turismo participa de outro painel on-line com o tema: “A força das conexões na virada do turismo”. O gerente de Estudos Pesquisa e Qualificação, Fernando Magalhães, vai palestrar ao lado do analista técnico do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes. Eles vão falar sobre o Programa Turismo 4.0, que é desenvolvido pela Goiás Turismo em parceria com a entidade de apoio a empresas.

Com foco na retomada pós-pandemia, o programa pretende desenvolver líderes e fortalecer a governança. O Turismo 4.0 oferece capacitação para gestores e empresários do turismo em Goiás e fará mapeamento, estudo e análises para produção de informações de gestão e inteligência de mercado.

Hackathon

Ainda no sábado (24), será divulgado o time vencedor do desafio que pretende atrair soluções tecnológicas para o turismo de natureza em Goiás. Às 18h, Fernando Magalhães falará para o público um pouco mais sobre o hackathon deste ano. O desafio foi lançado no dia 16 e, desde então, os participantes se inscreveram em seis times e receberam consultoria de servidores da Goiás Turismo e de representantes do trade turístico goiano.

Na terça-feira passada (20), os grupos entregaram os trabalhos que passam por análise de um júri. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, é um dos avaliadores dos projetos. “A ideia de unir tecnologia e turismo é ótima e necessária. Acredito que traremos bons frutos dessa iniciativa para Goiás”, afirma Fabrício.

Campus Party Brasil em Goiás

Em 2021, a Campus Party Brasil conta com três hubs ou centros de operações: Goiás, Brasília e São Paulo. Entre os dias 22 e 24 de julho, o evento será realizado em formato híbrido, ou seja, com cinco palcos totalmente on-line e o Palco Goiás, diretamente do Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, com atrações presenciais.

Alguns palestrantes e painelistas, em terras goianas, se apresentarão de forma presencial, mas também com transmissão on-line. Contudo, devido à pandemia, não haverá cadeiras para o público, apenas espaço para os entrevistados. A transmissão de toda a programação do Palco Goiás da Campus Party Brasil será feita pelo canal do Youtube do evento.