Evento do Hospital Regional de Formosa reforça importância da humanização

Psicóloga Sayonara de Cássia ministra palestra sobre humanização a colaboradores do Hospital Regional de Formosa

O atendimento humanizado na saúde se tornou indispensável para que os tratamentos e as relações entre público e profissional apresentem bons resultados. Dessa forma, empatia, confiança, trabalho em equipe e comunicação são ferramentas necessárias para que a organização consiga prestar, com qualidade e eficiência, o acolhimento hospitalar.

Para atingir tais resultados durante o atendimento, o hospital deve incentivar e oferecer a equipe profissional capacitação e conhecimento sobre humanização. O Hospital Regional de Formosa (HRF) faz uma série de eventos destinados aos seus colaboradores para reforçar e intensificar o amparo humanitário.

Periodicamente, é realizado encontro em que líderes do corpo hospitalar do HRF se unem em um café da manhã para que ideias sejam discutidas e decisões tomadas em conjunto. A psicóloga e coordenadora do projeto, Sayonara de Cássia, explica que o objetivo dos encontros é oferecer treinamento adequado sobre o atendimento humanizado a partir de palestras, orientações e rodas de conversa.

“Nós queremos incentivar cada vez mais as relações humanas e o acolhimento. Mostrando como o trabalho focado nos mandamentos das relações, como o ato de ouvir, dialogar e elogiar pode trazer qualidade e excelência no atendimento”, conta Sayonara.

Humanização
Segundo o Ministério da Saúde, o processo para ter um atendimento humanizado deve se iniciar no relacionamento entre os gestores e trabalhadores da área. Segundo o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), criado em 2003, em primeiro lugar, é preciso construir uma boa comunicação entre os profissionais, como também valorizar metodologias que envolvam o coletivo.

Com intuito de estabelecer uma relação de confiança entre o paciente e a equipe, as diretrizes do PNHAH explicam que, antes de tudo, é necessário dar voz às necessidades e emoções do usuário. Assim, é possível avaliar com ética quais cuidados psicológicos serão necessários para trazer melhora ao quadro clínico.

Com isso, foram criados três aspectos para ter êxito no processo:
    • Capacitação permanente dos profissionais de saúde e a sua participação efetiva nos processos de melhorias das condições de trabalho.
    • Criação de condições para que o usuário avalie a qualidade dos serviços que lhe são oferecidos.
    • Participação empenhada da equipe nas ações de apoio e acompanhamento das etapas do atendimento.

Seguindo essas recomendações, o HRF continua evoluindo, a partir da preocupação em oferecer qualificação, visibilidade, com a colaboração dos seus funcionários para atingir altos níveis de satisfação. O projeto Humanização terá novas datas em breve para conversas com equipes de diversas áreas da unidade.

“Nós prezamos pelo atendimento humanizado. Ele é um dos principais fundamentos que já exercemos ao longo do atendimento. Esse estímulo para os profissionais acaba reverberando positivamente no serviço prestado”, relata Vânia Fernandes, diretora do HRF.