Passaporte digital para turistas vence hackathon na Campus Party Digital Goiás

Objetivo da maratona tecnológica era criar formas para que os turistas conheçam melhor Goiás e consigam maior suporte para hospedagem, alimentação e visualização dos destinos (Foto: Sedi)

As necessidades dos turistas e dos empresários atendidas por um mesmo aplicativo. Essa é a proposta do Strike!, projeto vencedor do desafio hackathon da Campus Party Digital Goiás, em 2021. No aplicativo, o turista poderá cadastrar suas necessidades para uma viagem e o gestor de um negócio registrará as particularidades oferecidas pelo seu serviço. Assim, as duas partes poderão combinar demanda e oferta.

A equipe Strike, ganhou um programa de aceleração de cinco semanas na renomada aceleradora carioca Sai do Papel, além do apoio da Goiás Turismo para desenvolver o projeto. Também faturou R$ 2,5 mil, mais R$ 1 mil no iFood e ingresso para a Campus Party 2022, que será presencial.

“Independente do resultado, nós tínhamos planejado colocar o projeto em funcionamento, pois ele é muito bom. Agora, com a aceleradora, o aplicativo ficará melhor ainda”, revela Karla, amazonense que nunca pisou em Goiás. Aliás, nem os seus colegas, que são da Bahia e Paraíba. “O mentor (da GoiásTurismo) nos ajudou demais. Até sentimos o gostinho de conhecer o Estado. Também pesquisamos muito. Foi um trabalho árduo e recompensado”, emenda.

Karla e a equipe participaram de hackaton na Campus Party pelo terceiro ano seguido. Em 2019, ficaram em terceiro; ano passado, na maratona tecnológica em Goiás, conseguiram o segundo lugar. “Era questão de honra ganhar este ano”, conta Karla.

O objetivo da maratona tecnológica era criar formas para que os turistas conheçam melhor Goiás e consigam maior suporte para hospedagem, alimentação e visualização dos destinos. Por outro lado, o projeto dará suporte à retomada das atividades do turismo com o aumento da vacinação contra a Covid-19.

Em segundo lugar no hackathon ficou o time Neo Experience, que propôs um programa de recompensas que premia o usuário durante sua ações, propiciando a descoberta de novos destinos e novas rotas turísticas. Em terceiro ficou a Buddy – Seu Guia de Confiança, cuja ideia foi a criação de uma plataforma de turismo que busca unir o turista que deseja explorar um novo destino a um guia que o conhece profundamente.

Hackathon

O Hackathon Reboot The Word é uma maratona de tecnologia com o objetivo de encontrar soluções para problemas de diversos segmentos usando a tecnologia como meio. Durante o evento, os participantes podem escolher um dos desafios/temáticas disponíveis, encontrar outros parceiros para formar seus times, caso ainda não esteja formado, e desenvolver soluções.

Neste ano, a Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) foi responsável por elaborar o desafio hackathon. Seis grupos se inscreveram para a disputa. A proposta foi desenvolver uma solução tecnológica para o turismo de natureza no estado. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, foi um dos avaliadores dos trabalhos. Para ele, o grupo vencedor “entregou a proposta de solução mais completa para as necessidades de Goiás”.