Semad apresenta resultados do primeiro lote do Juntos pelo Araguaia

“O Juntos pelo Araguaia é um sonho do governador Ronaldo Caiado, e hoje chegamos a mais uma etapa da concretização deste sonho”, destaca Andréa Vulcanis (Foto: Semad)

“O Juntos pelo Araguaia é um sonho do governador Ronaldo Caiado, e hoje chegamos a mais uma etapa da concretização deste sonho”. A frase é da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, durante a apresentação dos resultados da implementação do primeiro lote do projeto Juntos pelo Araguaia, realizada nesta quarta-feira (28), no município de Piranhas. No encontro, que marcou as comemorações do Dia do Agricultor, foram divulgadas pelo Instituto Espinhaço as ações de recomposição da vegetação do bioma Cerrado na região, em conjunto com as atividades de recuperação da bacia hidrográfica do Rio Araguaia.

Andréa Vulcanis destacou ainda que o Juntos pelo Araguaia é considerado a maior iniciativa de recuperação de bacias do mundo e, até o momento, alcançou R$ 43 milhões em investimentos da iniciativa privada. A titular da Semad destacou a importância do trabalho dos agricultores para o desenvolvimento do Estado e lembrou que uma das mais importantes características do programa é integrar e valorizar os produtores rurais da região. “Estes homens e mulheres que realizam a atividade agrícola precisam ser honrados e reconhecidos”, ressaltou a secretária.

Desenvolvido pela Semad, em parceria com o Instituto Espinhaço, o programa integra as políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura sustentável, com o foco na proteção das nascentes e afluentes do Rio Araguaia. O objetivo é recuperar os 2.600 quilômetros de extensão do Araguaia nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Por fim, Andréa Vulcanis acrescentou que os investimentos para a etapa do Juntos pelo Araguaia na região de Piranhas são da ordem de R$ 7 milhões e que os recursos foram doados pela empresa Anglo American.

O prefeito de Piranhas, Marcos Rogério Cândido Leite, mais conhecido como Chicão, pontuou que é com muito orgulho que o município integra o projeto Juntos pelo Araguaia e elogiou a atuação do Governo de Goiás, por meio da Semad em parceria com o Instituto Espinhaço, para que o programa se tornasse realidade. “Amanhã nós iremos colher esses frutos e tenho a certeza de que a nossa cidade jamais enfrentará problemas como a falta de água”, afirmou ao enaltecer a iniciativa.

Ao apresentar os resultados da implantação do primeiro lote do projeto Juntos pelo Araguaia em Piranhas, o presidente do Instituto, Luiz Cláudio Oliveira, enfatizou que a parceria com a União, governos de Goiás e Mato Grosso, prefeitura e, principalmente, com os produtores rurais representa grande parte do sucesso do programa. “Hoje os homenageados são os produtores rurais, que produzem alimento, produzem vida, eles na lida diária, mesmo com poucos recursos e incentivos, conseguem fazer o milagre do Brasil ser uma potência do Agronegócio”, pontuou.

Luiz Cláudio falou da atuação do Instituto Espinhaço que atualmente está presente em mais de 300 municípios brasileiros. “Nós somos plantadores de esperança, resiliência, propósito, fé, entre outras virtudes que além de belas são sobretudo necessárias”, disse. O presidente do Instituto Espinhaço também destacou a liderança da secretária Andréa Vulcanis na defesa do meio ambiente e a receptividade do Governador Ronaldo Caiado para as causas ambientais em Goiás. “O Governo Federal e os Governos Estaduais são ótimos parceiros o Instituto Espinhaço, mas entre os entes estaduais a nossa melhor e mais produtiva parceria é com o Governo de Goiás”, elogiou.

Parceria inteligente

Luiz Cláudio disse ainda que o Juntos pelo Araguaia é um projeto monumental e representa uma forma inteligente de parceria entre governo e iniciativa privada, para alavancar ações de preservação ambiental. Ele defende que, atualmente, a produção agrícola passa por um momento de transformação, na qual se busca produzir mais, degradando menos. “O campo é o lugar onde se produz tudo aquilo que a cidade consome. E não é apenas alimentos, é de lá que sai o ar que respiramos e a água que bebemos”, concluiu.

Ao levar o abraço da ministra Tereza Cristina, o diretor substituto de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gustavo dos Santos Goretti, explicou que o governo federal tem adotado medidas estratégicas na área de preservação ambiental e que a participação da iniciativa privada é muito importante neste processo. Ele defendeu a participação do produtor rural em projetos como o Juntos pelo Araguaia e ressaltou que, assim, a produção sustentável se torna mais rentável ao produtor. “O plantio de árvores, além de ajudar toda sociedade em seu papel social e beneficia o agricultor que já produz alimentos”, ponderou.

Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Henrique Pinheiro Veiga, disse que as ações do Ministério têm como carro-chefe a agenda de revitalização das bacias hidrográficas com medidas que visam a maior oferta de água, tanto em quantidade quanto em qualidade. Ele defendeu que o produtor rural é peça-chave na execução de políticas públicas de defesa dos recursos hídricos. “Se não cuidarmos da água não teremos desenvolvimento socioeconômico”, assinalou.

Maria Selma Vilela, represente dos produtores rurais e doadora da área para a implantação do projeto, agradeceu a parceria com o Instituto Espinhaço e elogiou a Semad na condução do programa Juntos pelo Araguaia. Ela afirmou que o projeto é uma prova de responsabilidade e de compromisso com a vida da população de Piranhas e de milhares de pessoas que também serão beneficiadas. “Que o nosso gesto seja transmitido para outras pessoas dessa proposta que demonstra que estamos juntos pela vida e juntos pelo Araguaia”.