Seapa participa de reunião da Rota da Fruticultura da Ride/DF

Secretário Tiago Mendonça participa da reunião de mobilização (Foto: Fredox Carvalho)

Organizar toda a cadeia produtiva da fruticultura, possibilitando capacitação e desenvolvimento para os municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF). Esses são objetivos da Rota da Fruticultura da Ride/DF, que integra o projeto Rotas de Integração Nacional, uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover a inovação, incentivar as cadeias produtivas e o crescimento econômico.

Como parte do projeto, foi realizada a reunião de mobilização com todo o trade da fruta na cidade de Goianésia, na última sexta-feira (30/). O encontro reuniu produtores rurais, representantes de associações, setor público, governos estaduais, entre outros. O titular da Seapa, Tiago Mendonça, participou da reunião e destacou a importância da Rota no Distrito Federal e Goiás. “Eu confio e acredito nesse polo de fruticultura, por essa Rota que se inicia, e com certeza juntos de mãos dadas com os produtores, vamos fazer história no Distrito Federal e Goiás, porque sei que vocês têm competência”, ressalta.

Rota
Reunindo o Distrito Federal e 33 municípios de Goiás e Minas Gerais, a Rota da Fruticultura Ride/DF apresenta-se como o eixo organizador de toda a cadeia produtiva da fruta, reunindo produtores rurais, grupos comerciais, associações, setor público, governos estaduais, distribuidores, setores de logística, armazenamento, embalagens, entre outros.

O objetivo é profissionalizar a cadeia produtiva da fruticultura, integrando os subsistemas de insumos, produção, extrativismo, processamento e comercialização, por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados. O projeto inclui também capacitação dos produtores rurais, que será feita em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Censo Frutícola
A Rota irá mapear toda a extensão produtiva, conhecendo de perto o produtor, seu perfil, o que planta, qual volume e onde comercializa. Haverá um conjunto de informações que a Rota transformará em um sistema com dados cruzados e que será a base para outra etapa: planejar uma produção crescente, voltada para consumo interno e externo, com qualidade e rentabilidade. Haverá também ações especiais para os municípios goianos, mineiros e cidades do DF, buscando um raio-x da fruticultura na região e união de segmentos profissionais para gerar um melhor aproveitamento da produção.