HDS arrecada 24 kg de tampinhas de plástico para doação ao projeto Tampatas

Tampinhas reunidas por colaboradores do HDS serão destinados à reciclagem, com renda para animais (Foto: Agir)

Em apoio às ações do projeto Respeito Gera Respeito, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) promoveu o Desafio da Colaboração entre os setores da unidade do Governo de Goiás, durante o mês de julho. Na ação, profissionais do HDS arrecadaram tampinhas de plástico para serem doadas para a organização não governamental Tampatas.

Muito mais do que um desafio, a atividade foi uma oportunidade de integração e cooperação. Nesse aspecto, a colaboração se apresentou com uma estratégia do trabalho em equipe, promovendo a participação mútua dos profissionais em prol de um bem maior. O projeto Tampatas arrecada tampinhas para reciclagem, e toda renda é destinada à castração dos animais em situação de rua.

Ao total, foram arrecadados 24,8 quilos de material reciclável. “Fiquei muito feliz com a iniciativa. Além de contribuir com o projeto, também ajuda o meio ambiente, pois todas essas tampinhas passarão pelo processo de reciclagem, e isso significa menos lixo para o sistema ecológico”, diz a idealizadora do projeto, Regina Célia Louzada Gomes Menezes.

A equipe vencedora do desafio foi a multiprofissional, que arrecadou mais de 8 quilos de tampinhas durante os 30 dias da ação. A fonoaudióloga Taiane Brandão representou a equipe ao receber o troféu entregue pela diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa.

Grande relevância
Para a supervisora de reabilitação psicossocial, Cledma Pereira Ludovico, a ação foi de grande relevância. “O desafio chamou atenção para nos atentarmos quanto ao fato da causa animal e a sustentabilidade ambiental. Ao ajudar o Projeto Tampatas, estamos ajudando milhares de animais de rua, pois o projeto realiza inúmeros resgates de animais para castrações, evitando, assim, o aumento populacional de animais errantes”, explicou.

“Por outro lado, estamos dando um destino muito nobre aos materiais (tampinhas). A equipe multiprofissional entendeu e aderiu à causa. Agradeço a todos os colaboradores do HDS, pela sensibilidade e ressalto que o projeto Tampatas continua precisando da nossa ajuda”, destaca ainda.

Para o supervisor de planejamento e finanças, Rafael Moreira da Silva, foi uma ação educativa. “Com esse desafio, incorporei um novo hábito a minha rotina, que é separar as tampinhas na minha residência, isso acontecerá a partir de agora”, afirma o profissional.