Ceasa recebe selo nacional anticorrupção

Selo recebido pela Ceasa é resultado de uma autoavaliação que mostra que a empresa atingiu o nível “alto” de boas práticas administrativas em relação ao combate à corrupção (Foto: Reprodução)

A Ceasa (Centrais de Abastecimento de Goiás) foi uma das empresas públicas do Brasil que receberam o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O selo é o resultado de uma autoavaliação que mostra que a empresa atingiu o nível “alto” de boas práticas administrativas em relação ao combate à corrupção. Ou seja, ao alcançar tal patamar, a Ceasa/GO tem, em suas práticas diárias, baixa suscetibilidade às ações de ilicitudes.

O PNPC foi lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com Tribunal de Contas da União (TCU), e é destinado a todos os gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes dos estados e federação. O objetivo principal é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

A primeira etapa do PNPC foi a indicação de servidor de cada órgão ou empresa pública que, por meio de uma plataforma de autosserviço on-line, respondeu a questionários sobre possíveis gargalos da empresa no tocante à corrupção. No caso da Ceasa, o indicado pela presidência foi o servidor Kléber Medrado, que, enquanto secretário-executivo do comitê de Compliance Público da Ceasa, foi responsável pela apresentação de documentação que comprovasse as respostas dadas nos questionamentos.

Foram meses de avaliação, quando, enfim, foi preparado o diagnóstico, que colocou a Ceasa num prisma positivo em relação às políticas anticorrupção. Com isso, foi entregue pela CGU e TCU o selo especial, que pode ser usado pela empresa nas publicações e nos documentos oficiais.