Superendividamento é tema de encontro on-line da Escola de Governo
A Escola de Governo realizou uma nova edição do projeto Semear On-line por meio de seu canal no YouTube, na tarde desta quinta-feira (26). Desta vez, o tema abordado foi: “Educação Financeira e Aplicação da Lei do Superendividamento”. Para discutir o assunto, foram convidados o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, e o gestor de finanças e controle do órgão, Gleidson Tomaz. A mediação foi feita pela gerente de Gestão do Conhecimento da Escola de Governo, Márcia Schiavon.
A primeira parte do evento contou com explanação de Gleidson Tomaz sobre Educação Financeira. O gestor ofereceu dicas e sugestões para uma melhor organização pessoal, no que se relaciona às finanças pessoais. “O poder de compra está cada vez mais enfraquecido. Por isso, a importância do planejamento do orçamento doméstico. O objetivo do planejamento é ter sobra, é ter valor para poupar. Quando o consumidor está nessa situação, ele está tendo o controle do orçamento doméstico adequado.”
Na sequência, o superintendente Alex Vaz detalhou elementos referentes à aplicação da Lei do Superendividamento, a Lei Nº 14.181, de 2021. Ela altera partes do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso visando a aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e atuar na prevenção. “O intuito da legislação é considerar o superendividado com a política pública e social. Nós, como servidores do Procon e de outros departamentos, temos que ter conhecimento dessa política e tomar medidas e precauções com base nessa legislação, desenvolvendo eventos, cursos e até outras políticas públicas voltadas para outras áreas, observando essa questão do superendividamento”, afirmou Vaz.
Semear
O projeto Semear foi criado em 2019 com o objetivo de oferecer rodas de conversas, workshops, seminários, encontros e exposições temáticas visando gerar conhecimento e promover debates importantes para os servidores públicos do Estado de Goiás. Desde abril de 2020, a proposta tem sido realizada mensalmente no formato on-line, em decorrência das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19. O evento deste mês, assim como todos os anteriores realizados de forma remota, permanecem disponíveis no canal da Escola de Governo no YouTube.