Projeto Inova CGE retorna e trata do tema Linguagem Simples com o cidadão

Este ano, os quatro encontros do Inova CGE ocorrerão nos dias 2, 16, 23 e 30 de setembro, sempre às quintas-feiras, a partir das 9h (Arte: CGE-GO)

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) dá continuidade, durante o mês de setembro, ao projeto Inova CGE, agora em sua segunda edição. Diferente do ano anterior, o Inova será aberto também ao público externo, com transmissão de quatro encontros ao longo do mês de setembro pelo canal da CGE no YouTube (youtube.com/cgegoias).

Criado com o objetivo de ser a porta de entrada para a inovação na Controladoria-Geral do Estado, o Inova CGE visa inserir na rotina funcional dos servidores práticas colaborativas, empáticas e criativas, buscando ativar o pensamento crítico sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do poder público estadual. Busca também solucionar problemas, buscar o caminho da eficácia e da construção de novas formas de pensar e trabalhar, sempre com foco na melhoria das entregas à sociedade.

A partir desta edição, o Inova CGE tem sua organização a cargo do laboratório de inovação da CGE, o Ctrl LAB. Embora não conste ainda, formalmente, na estrutura da CGE, o Ctrl LAB existe desde janeiro deste ano e congrega servidores vinculados ao órgão, que gostam de trabalhar temas e atividades relacionadas à inovação no setor público, em especial, no Poder Executivo.

Este ano, os quatro encontros do Inova CGE ocorrerão nos dias 2, 16, 23 e 30 de setembro, sempre às quintas-feiras, a partir das 9h. Os temas desenvolvidos em cada encontro são:

• 02/9 – Linguagem Simples;
• 16/9 – Alfabetização em dados;
• 23/9 – Home Office no serviço público;
• 30/9 – Diversidade das equipes gera maior efetividade nas políticas públicas.

Linguagem simples

A metodologia da Linguagem Simples entende que os textos que orientam nossa vida enquanto cidadãos é um direito importante para a construção de uma comunicação mais democrática. Por isso, os governos devem publicar dados e informações objetivas e confiáveis, utilizando uma linguagem que seja compreendida por todas as pessoas. A Linguagem Simples é uma técnica que contribui para que os textos oficiais sejam simplificados e destaquem o que é importante, dispensando o “burocratês”.

o primeiro encontro do Inova CGE, agendado para 02/09, às 9h, abordará o tema Linguagem Simples e será conduzido por Isabel Ferreira Lima e Fernanda Marra.

Isabel Ferreira Lima coordena o Programa Linguagem Simples Ceará, uma iniciativa do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Formada em Letras e mestra em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já atuou no campo da linguagem sob várias perspectivas: pesquisas acadêmicas, ensino na rede pública, projetos editoriais e redação oficial. Atualmente, coopera para melhorar a comunicação entre governo e cidadãos, engajada no movimento inovador de simplificação de textos, por meio da técnica da Linguagem Simples.

Fernanda Marra é servidora da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), onde coordena o Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP) e o projeto de leitura Mudando de Assunto. É mestre em Letras e Linguística (UFG) e doutora em Teoria Literária (UnB). Ela é instrutora interna da Escola de Governo, selecionada para trabalhar com Linguagem Simples. Eventualmente, oferece laboratórios de escrita criativa. Autora dos livros “taipografia” (2019) e “furonofluxo” (no prelo).