Liga Doa Goiás promove Setembro Verde no Hugo

A Liga Doa Goiás promove durante todo o ano a realização de eventos, ações de sensibilização e propagação de informações sobre doação de órgãos (Foto: Julliana Adornelas/INTS)

A manhã desta quinta-feira (09) no Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo) foi de fortalecer o Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a doação de órgãos. Acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), participantes da Liga Doa Goiás, em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hugo (CIHDOTT) colocaram balões verdes nos carros que estavam no estacionamento do hospital e entregaram panfletos informativos sobre a campanha.

A ação faz parte da programação do Hugo para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro. Para a residente de psicologia e secretária da CIHDOTT, Daniele Cristina Silva, o mês de setembro é significativo para a equipe.

“Conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos, falar sobre os mitos e verdades, e assim trabalhar com o significado que pode ter na vida da família do doador e do receptor. A equipe aqui no Hugo faz um belo papel, desde a busca ativa dos casos de morte encefálica, até a captação dos órgãos. Nós da psicologia, temos um papel de conscientizar, dar o suporte para a família na entrevista para a doação e isso é de extrema relevância”, explicou. 

De acordo com Fernanda Manochio Rosa, membro da Liga Doa Goiás, a entidade desempenha um papel importante durante todo o ano, com a realização de eventos, ações de sensibilização e propagação de informações sobre doação de órgãos. “Reafirmamos o nosso papel, repartindo conhecimento e realizando diversas ações na tentativa de conscientizar e desmistificar os aspectos relacionados à doação e captação de órgãos. Um simples balão com um adesivo pode ser o pontapé inicial para uma pessoa mudar sua opinião e conversar com sua família sobre esse ato tão nobre”, disse. 

Dizer “sim” após a perda de um ente querido pode ser doloroso, mas também pode mudar a vida de milhares de pessoas que esperam por um transplante. A campanha Setembro Verde, realizada ao longo deste mês, tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação.