GoiásFomento capacita técnicos para nova linha de crédito do agronegócio
O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), lança uma nova linha de crédito específica para o agronegócio, denominada Produtor Empreendedor, com limite de até R$ 50 mil, prazo de pagamento de até 48 meses, com carência de 12 meses e taxa de juros de 0,5% ao mês, subsidiados pelo Fundo de Equalização do Estado (Fundeq).
Os produrores rurais goianos podem financiar diversas culturas agrícolas, além da compra de maquinários, e promover benfeitorias em suas propriedades.
Para viabilizar as solicitações de financiamento por parte dos produtores rurais, a Agência de Fomento, em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai promover o Capacita Agro, um treinamento para técnicos da Emater. Está programada para esta terça-feira (21/09) a Webinar de boas-vindas, evento virtual que marcará o início da capacitação.
De acordo com o gerente do Agronegócio da GoiásFomento, Petherson Santana, os técnicos da Emater, que estão em campo nos 246 municípios goianos, serão apresentados ao sistema para fazerem a ponte junto aos produtores rurais, para que eles possam pleitear financiamento junto à Agência de Fomento. Esses documentos serão posteriormente incluídos na plataforma da GoiásFomento, pois são exigidos na solicitação do empréstimo. Por isso, a necessidade de treinar os técnicos da Emater.
“O evento Capacita Agro é resultado de uma parceria que visa treinar os técnicos da Emater para operar o nosso sistema, assim como eles já o fazem na parceria com o Banco do Brasil”, afirmou Petherson Santana.
O presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, destacou que a capacitação é o último passo para que a nova linha de crédito específica para o agronegócio entre em operação plenamente. Segundo ele, sua criação reforça a missão da agência financeira, que é a de atuar com excelência na concessão de financiamento, com foco no desenvolvimento e na redução das desigualdades sociais e regionais. Acrescentou, ainda, que o governador Ronaldo Caiado determinou facilitar o acesso ao crédito, sendo que o agronegócio é um dos pilares da economia goiana.
Agenda
A abertura da Webinar está marcada para as 15h desta terça-feira (21/09), com os pronunciamentos do presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar; do presidente da Emater-GO, Pedro Leonardo; do titular da Seapa, Tiago Mendonça; e do secretário da Retomada, César Moura. Em seguida, será divulgado o cronograma dos treinamentos, que serão realizados, a partir de quarta-feira (22/09) até o próximo dia 29, nas 12 regionais da Emater.