Hugo recebe doação de 300 kits de higiene para pacientes

Os kits de higiene que chegaram já começaram a ser usados por pacientes. Uma mulher que veio de transferida de Valparaíso de Goiás foi uma que recebeu os itens para limpeza pessoal Augusto Diniz (texto e foto)

O paciente que chega ao Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) nem sempre tem condições de arcar com o custo de itens básicos, como roupas e kits de higiene pessoal. Para atender a essa demanda, a Comissão de Humanização (CH) da unidade do Governo de Goiás lançou o projeto de doação, inicialmente com empresas, para que a pessoa internada e seu acompanhante possam, por exemplo, ter como escovar os dentes durante o período de tratamento.

No fim de agosto, a Predial doou cem kits de higiene pessoal ao Hugo. O total de kit subiu para 300 na segunda-feira, 27, quando a Fractal Engenharia entregou mais 200 kits à Comissão de Humanização.

“Temos uma demanda por determinados itens para atender a necessidade de pacientes que não podem comprar por conta própria enquanto estão no Hugo. Essa demanda é apresentada pelo serviço social do hospital. Entramos em contato com empresas e pedimos as doações”, explica a presidente da CH, Célia Regina Santos.

Com o projeto para receber doações dos kits, iniciado no segundo semestre de 2021, a Comissão de Humanização quer também arrecadar roupas e calçados para os pacientes. Não só com empresas, mas também com médicos, enfermeiros e profissionais de diversas áreas do Hugo.

De acordo com Célia Regina, muitas vezes a pessoa sofre um acidente e a equipe de saúde que atende aquele paciente precisa cortar a calça ou a camiseta que ela usava no momento em que deu entrada no hospital. “Muitos não têm roupa para vestir depois, na hora de ir embora. Por isso, tentamos sensibilizar empresas e colaboradores da necessidade da doação.”

Entrega
Os kits de higiene que chegaram já começaram a ser usados por pacientes. Uma mulher que veio de transferida de Valparaíso de Goiás foi uma que recebeu os itens para limpeza pessoal. Célia Regina explica que os kits ficam guardados na sala da CH e são entregues às alas do hospital, de acordo com a demanda.

Para Lidiany Leite, gerente nacional da Fractal Engenharia, é uma gratidão “que não tem como mensurar” poder ajudar os pacientes que precisam e, muitas vezes, os familiares não tem como enviar ou comprar itens de higiene básica. “Mesmo que nossa atuação seja indiretamente com o paciente, podemos levar a eles um pouquinho mais de dignidade. Isso deixa nossos corações aquecidos”, descreve.