FCO Rural aprova R$ 71 milhões em financiamentos

Uma vez contratados, os financiamentos vão ajudar na aquisição de máquinas e implementos, matrizes, irrigação, sistemas fotovoltaicos, benfeitorias, correção de solo, pastagens e reprodutores (Foto: Reprodução)

A 367ª reunião da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), realizada nesta quinta-feira (30), aprovou 70 cartas-consulta para financiamentos junto ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) – modalidade Rural. Os proponentes estão autorizados a contratar um volume total de R$ 71 milhões em empréstimos, sendo a maior fatia (94,6%) destinada a pequenos e pequeno-médios empreendimentos.

As atividades mais contempladas nos projetos aprovados são produção de grãos, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e avicultura. A previsão é criar 163 empregos diretos em 50 municípios goianos. Uma vez contratados, os financiamentos vão ajudar na aquisição de máquinas e implementos, matrizes, irrigação, sistemas fotovoltaicos, benfeitorias, correção de solo, pastagens e reprodutores.

O superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, representou a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) na reunião da Câmara Deliberativa do CDE. “Somente este ano, nós já aprovamos quase 900 cartas-consulta ao FCO Rural. São mais de R$ 842 milhões em financiamentos para projetos que vão gerar emprego e renda em 149 municípios goianos”, cita ele. “Como havia orientado o governador Ronaldo Caiado, a ampla maioria destes recursos, mais de 90%, foram destinados a pequenos produtores, de forma a distribuir o desenvolvimento”, completa.

O FCO Rural é formado por um conjunto de linhas de crédito voltadas ao setor produtivo agropecuário e agroindustrial, visando incentivar o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste.