Sedi apresenta modelo de governança de TI em evento nacional

Depois da palestra, representante da Sedi visitou o Centro de Controle de Satélite da Telebrás, também em Brasília

Os investimentos realizados pelo Governo de Goiás na melhoria de sua governança de TI foram apresentados durante a 154ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic), em Brasília (DF), nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Representantes de praticamente todos os Estados brasileiros participaram do encontro.

A palestra sobre os avanços de Goiás em TI foi feita pelo subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Rodrigo Michel de Moraes. “Compartilhamos com os outros Estados as melhores práticas de governança de TI que adotamos para realizar uma transformação digital em Goiás e a consequente melhoria nos serviços prestados ao cidadão”, explica.

Goiás subiu três posições no ranking de digitalização dos serviços públicos, medido pela Abep-Tic, e ocupa o sétimo lugar em 2021. O Estado obteve 72,75 pontos (0 a 100) e foi classificado pela entidade como “muito bom”. Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na última semana de setembro, Goiás está entre os dez mais competitivos do país. Somente no quesito inovação, Goiás subiu cinco posições de 2019 a 2020.

Depois da palestra, o subsecretário visitou o Centro de Controle de Satélite da Telebrás, também em Brasília. O convênio acertado, que ainda depende da assinatura de uma ata de contratação, vai levar internet via satélite para lugares remotos no Estado, como assentamentos rurais e comunidades Kalungas.