Procon promove campanha de doação de sangue nesta sexta

Ônibus do Hemocentro ficará estacionado em frente à Faculdade Sensu (Rua 3 Nº 860, Centro de Goiânia), das 8 às 16 horas. A população em geral também pode participar (Foto: Hemocentro)

O Procon Goiás realiza, na próxima sexta-feira (15), uma grande campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Goiás, a Faculdade Sensu e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL). O ônibus do Hemocentro ficará estacionado em frente à Faculdade Sensu (Rua 3 Nº 860, Centro de Goiânia), das 8 às 16 horas.

A meta é alcançar a coleta de 100 bolsas de sangue para ajudar a repor o estoque da unidade, que abastece os principais hospitais da rede pública do Estado e que, ao longo do ano, enfrenta períodos críticos de escassez. A população em geral também pode participar. Os interessados devem acessar este link e preencher o formulário para fazer o agendamento do horário.

Para doar, é necessário levar documento com foto e estar dentro das condições de doador. Os doadores são submetidos a uma triagem clínica– uma entrevista realizada antes da doação que avaliará todas as informações sobre a pessoa. Após a doação ou antes (se ainda não tiverem se alimentado), os voluntários terão direito a um lanche reforçado fornecido pelo Hemocentro.

Meta é alcançar a coleta de 100 bolsas de sangue para ajudar a repor o estoque do Hemocentro, que abastece os principais hospitais da rede pública do Estado (Foto: Hemocentro)

Doação de sangue – Unidade Móvel do Hemocentro
Parceria entre Procon Goiás, Faculdade Sensu, CDL Goiânia e Hemocentro
Local: Faculdade Sensu (Rua 3 N º 860, Centro de Goiânia)
Horário: das 8 às 16 horas
Link: https://faculdadesensu.edu.br/faculdade-sensu-e-procon-goias-promovem-campanha-de-doacao-de-sangue/

Quais as condições básicas para doar sangue?

• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização, baixe o formulário clicando aqui.);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Impedimentos temporários

• Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
• Período gestacional;
• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
• Amamentação (até 12 meses após o parto);
• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
• Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
• Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
• Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
• Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 ficam impedidas de doar impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias.