Sistemas Day Night reduzem perdas na distribuição de água

A redução de pressão promove maior viida útil para as redes de distribuição, reduzindo as perdas. No período noturno, o consumo de água é menor, o que aumenta a pressão nas redes de distribuição de água. O Day Night é instalado em uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) e atua automaticamente, reduzindo gradualmente a pressão do sistema

Entre as ações de enfrentamento ao período de estiagem, a Saneago aumentou o uso do Sistema Day Night, uma solução tecnológica que auxilia na redução das perdas de água na distribuição. Com isso, a Companhia tem intensificado os esforços para combater vazamentos e rompimentos de rede.

No período noturno, o consumo de água é menor, o que aumenta a pressão nas redes de distribuição de água. O Day Night é instalado em uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) e atua automaticamente, reduzindo gradualmente a pressão do sistema para o patamar mínimo durante o período noturno, e aumentando de maneira gradual no início da manhã.

A redução de pressão promove maior vida útil para as redes de distribuição, reduzindo as perdas. Os resultados mostram o sucesso dessa operação. Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices atualizados da Saneago são de apenas 26,9% para Goiás e 18,76% para Goiânia, entre os melhores do País.

Na Grande Goiânia, somente neste ano, já foram instalados Day Nights em 50 VRPs. “Estamos entrando no período de estiagem e o uso desses sistemas aumentam a disponibilidade hídrica para a população”, explica Alexandre Gomes de Souza, superintendente de Operações da Região Metropolitana de Goiânia. O objetivo é finalizar 2021 com 200 novos Day Nights instalados na Região Metropolitana.

Interior
Para assegurar o fornecimento de água nos 226 municípios onde atua, a Saneago executa, ao longo de todo o ano, um extenso planejamento de ações para enfrentamento à estiagem. Cidades do interior goiano e da região do Entorno do Distrito Federal, que tradicionalmente sofrem nesta época com a baixa dos índices pluviométricos e, consequentemente, com a redução de vazão dos mananciais, também recebem Day Nights.

No Entorno do Distrito Federal, até o final do ano serão instalados Day Nights em 70 Válvulas Redutoras de Pressão. Para a região Norte do estado, o planejamento é que, até o próximo ano, 90% das VRPs tenham sistemas Day Night instalados, sendo que as licitações já estão encaminhadas, o que traz agilidade ao trabalho. No Sul do estado, até o próximo ano, serão instalados mais de 100 sistemas Day Night.

Todo este trabalho demonstra que, da mesma forma que a Saneago solicita à população o uso consciente da água, a Companhia também faz o seu papel atuando com firmeza no combate às perdas na distribuição. O resultado do intenso trabalho está nos números alcançados. E isso em muito se deve à implantação de sistemas Day Night, entre outras ações.