“Goiás dá exemplo de participação de mulheres na Administração”, diz Gracinha Caiado

Presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, participa de webinar realizado pela Federação Goiana dos Municípios em homenagem ao mês da mulher. (Foto: Wesley Costa)

Em homenagem ao mês da mulher, a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta quinta-feira (18/03) de webinar promovido pela Federação Goiana dos Municípios (FMG) com o tema: A presença de mulheres na administração pública.

“Quando falamos sobre esse tema, temos um exemplo emblemático aqui mesmo no Governo de Goiás. O governador Ronaldo Caiado já mostrou que nunca fez essa distinção entre homem e mulher na hora de escolher com quem trabalhar, na hora de escolher em quem confiar para fazer um trabalho de excelência”, disse Gracinha Caiado ao citar as integrantes do primeiro escalão Cristiane Schmidt (Economia), Fátima Gavióli (Educação), Andrea Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Juliana Diniz (Procuradoria-Geral do Estado), Lúcia Vânia (Desenvolvimento Social) e Adryanna Caiado (OVG).

Além disso, ela também lembrou que entre os 89.591 servidores ativos do Estado de Goiás, 47.753, ou seja, 54%, são mulheres. “Quantas mulheres trabalhadoras na saúde, educação, segurança e assistência, que estão há um ano trabalhando incansavelmente para vencer esse vírus. E, muitas vezes, acumulando trabalho externo e as funções de casa. Ocupar cargos na administração pública nunca será fácil, mas quanto mais mulheres tivermos, quem ganha com isso é a sociedade”, defendeu.

O evento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais da FGM e a participação do presidente da federação, prefeito Cunha da cidade de Porteirão, da juiza de Direito Ana Cláudia Veloso Magalhães, da Vara de Custódias de Goiânia e da presidente da rede de primeiras-damas da FGM e do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) de Goiás, Fabiana Ceciliano.

O presidente da FGM ressaltou que o Webinar tem como grande objetivo incentivar a efetiva participação da mulher na administração pública e elogiou o trabalho da primeira-dama Gracinha Caiado à frente do Gabinete de Políticas Sociais e da OVG. “Vivemos esse momento de pandemia, mas temos que trabalhar ações pós-pandemia também. Por isso, quero parabenizar a senhora Gracinha Caiado pelo trabalho que tem desenvolvido em todo o Estado. Essa parceria entre primeiras-damas municipais e a senhora é de notório resultado”, assinalou.

Já a juíza de Direito Ana Cláudia Veloso Magalhães pontuou a importância da atenção a mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade, especialmente neste momento da pandemia. “A política de Gracinha Caiado, voltada a estender as mãos para as gestoras municipais, é o alicerce da atuação da mulher no município. Temos que cuidar das vulnerabilidades, inclusive das mulheres. A participação da mulher nesse quesito é fundamental. Como a mulher em situação de vulnerabilidade está cuidando de suas casas, de sua família, do orçamento. Temos que olhar para essas mulheres.”

Fabiana Ceciliano, que foi primeira-dama de São Miguel do Passa Quatro e secretária de Assistência Social deste município até dezembro de 2020, contou de sua experiência enquanto gestora durante a pandemia. “Temos que dar oportunidades para todas as mulheres. Tenho certeza de que violência contra mulher acontece em todos os cantos. Não se esqueçam de olhar por essas mulheres. Ser primeira-dama é ter o dever de fazer esse papel com coragem e determinação em prol de sua comunidade.”

Durante o Webinar, a primeira-dama fez questão ainda de reforçar a parceria entre o Estado e os municípios, em especial nas videoconferências que o Gabinete de Políticas Sociais, do qual é coordenadora, realiza às segundas e quartas-feiras. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, serão distribuídas mais de 250 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, além do repasse de R$ 28 milhões para fortalecer o atendimento da Assistência Social nos 246 municípios.