Procon divulga ranking de empresas com mais reclamações
O Procon Goiás divulgou três rankings de atendimento dos consumidores referentes ao mês de outubro de 2021. Um dos rankings é elaborado a partir de dados da plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne informações sobre os atendimentos realizados presencialmente e por telefone, totalizando 2.354 atendimentos.
A lista relaciona nominalmente as 30 empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão no mês de outubro. No topo está a Caixa Econômica Federal, com 98 registros, seguida da Oi (telefonia fixa), com 86 e Oi (telefonia móvel), com 78 demandas.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
Rankings
Já o segundo e terceiro ranking correspondem, respectivamente, ao número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web (quando os consumidores fazem os registros pela internet), totalizando 2.392 reclamações, 638 denúncias e 148 cálculos solicitados pelos consumidores.
No mês de outubro, as três empresas que geraram maior procura por meio da plataforma foram: Enel (136 registros), Vivo (95 registros) e Claro (91 atendimentos). Considerando os números das duas plataformas, foram realizados 5.532 atendimentos no mês de outubro pelo Procon Goiás.
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
Segundo o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa.
A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.
Segue abaixo a relação das 10 empresas que tiveram maior número de registros no Procon Web em outubro de 2021 – soma das denúncias e reclamações:
EMPRESA | NÚMERO DE ATENDIMENTOS |
ENEL | 136 |
VIVO | 95 |
CLARO | 91 |
MERCADO LIVRE | 54 |
OI MÓVEL | 53 |
TIM | 51 |
OI FIXO | 47 |
BRADESCO | 40 |
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 35 |
LOJA VIRTUAL EXTRA, CASAS BAHIA, PONTO FRIO, CNOVA | 33 |
Confira o ranking de atendimentos do Sindec.
Confira o ranking de denúncias do Procon Web.
Confira o ranking de reclamações do Procon Web.