Exposição celebra vida e obra de Bernardo Élis
O Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), recebe, nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, a exposição “Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis”. A mostra é gratuita e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.
A exposição, promovida pelo Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebepc), conta com cerca de 120 itens do escritor, entre eles, fotos, livros raros, documentos e objetos pessoais. Além disso, o público também poderá conhecer a história do escritor, através de filmes como “André Louco”; “Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, Escritor”; e “O Tronco”, que serão exibidos durante a mostra.
“Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis” ainda terá obras dos artistas Confaloni, DJ Oliveira e Amaury Menezes, bem como de Maria Carmelita Fleury Curado, esposa de Bernardo Élis. Todos eles conviveram e retrataram o escritor em vários momentos da sua vida pública, conseguindo ilustrar e revisitar muito bem os contos e romances do escritor.
Durante a visita ao acervo, o uso de máscara é obrigatório. O Centro Cultural Octo Marques está localizado no Edifício Parthenon Center, na Rua 4, Setor Central.
Quinzena Bernardo Élis
O Icebepc realiza uma programação especial anualmente com música, palestras, pintura, teatro e literatura para celebrar as obras do escritor. Neste ano, a agenda conta ainda com o Concerto “Bernardo Élis – um goiano universal” da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira. A apresentação ocorre no dia 18 de novembro, às 20h, no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita.
“A exposição tem como característica principal apresentar ao público a obra do Bernardo Élis, através de livros, objetos pessoais e documentários. Realizamos essa programação especial sempre em novembro, mês de nascimento e morte do escritor”, explica Bento Fleury, diretor do Instituto.
O escritor
Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, único escritor goiano na Academia Brasileira de Letras, nasceu no dia 15 de novembro de 1915, em Corumbá de Goiás, e faleceu no dia 30 de novembro de 1997 na mesma cidade.
Durante sua vida, escreveu diversos poemas, contos e romances, sempre captando a vida rural do interior do Cerrado, usando bastante a linguagem regional. Uma de suas obras mais famosas é “O Tronco”, publicado em 1956 e adaptado, para o cinema, em 1999, pelo diretor João Batista de Andrade.
Além de diversos cargos e participação em seminários de autores, Bernardo Élis foi ainda co-fundador, vice-diretor e professor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor de Literatura na Universidade Católica de Goiás.