Ações de saúde são levadas à população indígena em três aldeias

Os técnicos também realizam testagens rápidas para diagnóstico e encaminhamento para tratamento de infecções Maria José Silva/Comunicação Setorial Foto: Wiley Silva/SES-GO

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) tem realizado uma série de ações e iniciativas para promover a saúde da população indígena que vive nas aldeias localizadas em diferentes municípios do Estado. A mais recente, Novembro Azul/Dezembro Vermelho, está contemplando a população das aldeias Buridina, Bdé Buré (Aricá), em Aruanã; e na Aldeia Carretão, nos municípios de Nova América e Rubiataba. 
    
A ação Novembro Azul/Dezembro Vermelho é efetivada por meio de rodas de conversa sobre diversos temas, como a promoção da saúde do homem e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV e sífilis) e de hepatites virais B e C. Além disso, os técnicos realizam testagens rápidas para diagnóstico e encaminhamento para tratamento dessas infecções. 

A gerente de Cuidado a Populações Específicas da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas da SES-GO, Daniela Paula de Freitas Fernandes, destaca que os profissionais de saúde da pasta, especialmente ao longo desse período pandêmico, ampliaram sua atuação nos territórios indígenas, garantindo apoio para realização de testagens ampliadas, distribuição de insumos de proteção e Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e campanhas incentivando a vacinação para prevenção da Covid-19. 

“Apesar de toda a dificuldade relacionada à Covid-19, a ação para a imunização dos indígenas proporcionou um fato positivo, que foi a aproximação e abertura para a realização de outras iniciativas”, destaca a gerente. Ela acentua que a SES-GO também firmou parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) para a execução de ações relacionadas à garantia dos direitos humanos e cidadania. Na semana passada, técnicos da Seds ofereceram à população indígena a realização de registro civil, passaporte do idoso, carteira do deficiente e do autista, entre outros benefícios. 

Além da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas, participam da ação Novembro Azul/Dezembro Vermelho profissionais das Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa) e de Atenção Integral à Saúde (Sais) da pasta estadual. A iniciativa, em parceria com o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do Governo Federal, Distrito Sanitário Especial Indígena Araguaia e Conselho Distrital de Saúde Indígena do Araguaia está sendo realizada no período de 6 a 9 de dezembro.