Saneago atua para combater fake news

As informações confiáveis e de qualidade são essenciais para orientar toda a sociedade. Por outro lado, quando as informações que circulam são incorretas, as decisões tomadas podem ser prejudiciais. Por isso, a Saneago tem atuado firme para combater as fake news.

A checagem é uma forte aliada contra as notícias falsas. Sobre isso, a Superintendente de Comunicação e Marketing, Maísa de Souza, dá a dica: “Então, ao receber algum comunicado da Saneago nas redes sociais, cheque a veracidade das informações. É bem simples, basta acessar o site www.saneago.com.br e verificar os últimos comunicados”.

Ainda assim, mesmo após conferir as informações nos canais oficiais, existir alguma dúvida, a Saneago está disponível para atender o cliente, durante todos os períodos do dia, por meio de canais não presenciais e gratuitos: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115, site (chat on-line); redes sociais (páginas oficiais no Facebook, Twitter e Instagram) e aplicativo para smartfone.

“Nosso objetivo é manter a sociedade a par do que acontece na Saneago, mantendo uma comunicação transparente com a sociedade e produzindo informações de interesse coletivo. Estamos atuando firme, ainda mais neste cenário”, destaca a Superintendente.

A popularização dos meios on-line de comunicação propiciam a propagação de todo tipo de notícias, inclusive as enganosas. Este tipo de conteúdo falso é danoso, mas tem um grande poder viral, espalhando-se rapidamente pelas redes sociais e tornando o combate à desinformação um grande desafio.

Qualidade da água

Empresas de todos os setores também vivenciam a circulação de informações enganosas. Na área do saneamento, recentemente, uma série de companhias precisaram intervir contra notícias falsas.

Em relação a Goiás, desde outubro, sete municípios já sofreram com o compartilhamento de alguma notícia falsa sobre a qualidade da água distribuída: Acreúna, Britânia, Cachoeira Alta, Claudinápolis, Jataí, Maurilândia e Nazário. A Saneago atuou, firmemente, nestes locais para esclarecer a população quanto ao processo de tratamento de água e monitoramento da qualidade.

Para garantir a segurança microbiológica, a Saneago efetua regularmente, operações em 191 Estações de Tratamento de Água. A Companhia também faz o controle da qualidade da água por meio de análises laboratoriais, cujos parâmetros estão de acordo com as exigências das legislações vigentes e com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para esse monitoramento, conta com 16 laboratórios regionais localizados no interior do estado e dois laboratórios centrais em Goiânia. Nessas unidades, foram realizadas 919 mil análises, no ano de 2020, para controle da condição da água.

Importante pontuar que a Supervisão de Laboratório de Água da Saneago (Laboratório Central) recebeu, da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, o Certificado de Acreditação para Ensaios, conforme a NBR ISO/IEC 17025:2017, da ABNT, sob número 1557. Com isso, a Companhia se destaca entre as principais do setor de saneamento do País, sendo o seu um dos poucos laboratórios a obter esse reconhecimento. Isso atesta a qualificação dos serviços realizados, garante a confiabilidade das análises e demonstra, de forma objetiva e documentada, a competência da Companhia em produzir resultados válidos e confiáveis.