Empresa incubada na UEG é selecionada no Programa Catalisa ICT

O Catalisa ICT compreende uma jornada de aceleração com quatro etapas, com duração de aproximadamente 4 anos e a Insichem foi uma das empresas selecionadas para fazer parte do Programa (Foto: Secom)

A startup Insichem, empresa incubada pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual de Goiás (Inova Centro|UEG), foi selecionada no programa Catalisa ICT do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Programa é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos; transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas; e inserção capital humano qualificado em pequenos negócios.

O Catalisa ICT compreende uma jornada de aceleração com quatro etapas, com duração de aproximadamente 4 anos e a Insichem foi uma das empresas selecionadas para fazer parte do Programa.

A empresa

A Insichem é uma startup que propõe a utilização de computadores aplicando a inteligência artificial e machine learning para aprender o que é essencial para uma molécula ser ativa ou inativa para uma doença e, assim, planejar e desenvolver novas moléculas. Desta maneira, buscam aumentar a taxa de acerto de moléculas com a atividade desejada, reduzindo o custo e o tempo na etapa inicial e final das pesquisas de novos fármacos.

De acordo com a assessora de negócios do Programa de Incubadoras do Inova Centro (Proin|UEG), Patrícia Guimarães, a Insichem iniciou seu processo de incubação em 2017 e desde então é acompanhada mensalmente por meio de consultorias externas com consultores especializados, mentorias com empreendedores que já passaram pelo processo de incubação e também assessorias internas com a equipe do Proin para ajudar nos planejamentos e estratégias da empresa.

A empresa também é capacitada com cursos e palestras para o desenvolvimento pessoal dos empreendedores e também para busca de fomento externo. Como resultados obtidos a empresa foi contemplada no Edital Softex em 2019, no qual recebeu R$30mil para custear bolsas para seu desenvolvimento tecnológico e foi também contemplada no Edital Funtec 2019 com R$25mil para desenvolvimento do produto. Além disso, a startup ficou entre as 5 melhores do estado no Edital Startup Indústria 2019 e 2021.