Caiado defende “governo humanitário, que pense nas pessoas”
O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quarta-feira (15), da formatura do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (Choa) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A solenidade ocorreu no pátio do Quartel do Comando Geral da corporação, em Goiânia, onde também foram entregues novas viaturas à instituição. Ao todo, 20 profissionais concluíram o curso, que tem duração de seis meses e o objetivo de prover o servidor de conhecimentos necessários ao pleno exercício das funções de oficial.
Segundo o governador, após anos de trabalho, os militares chegaram à condição de oficiais. “Vão ocupar cargos de comando e ajudarão vários municípios no interior do Estado”, pontuou. “Levarão experiência, mas, ao mesmo tempo, a solidariedade, o amor ao próximo, a mão estendida às pessoas humildes e carentes”, pontuou. “O compromisso nosso, no Estado de Goiás, é fazer um governo que antes de tudo seja humanitário, que pense nas pessoas, e não nas vaidades de alguns” asseverou.
Caiado ainda explicou que faz questão, sempre, de participar das formaturas. “É minha exigência estar presente para fazer justiça e reconhecer o quanto vocês ajudam e continuam nos ajudando”, reforçou. E voltou a dizer que “a solidariedade é a cultura do Corpo de Bombeiro Militar” e que, por isso, é uma das instituições mais bem avaliadas e de maior credibilidade junto à população brasileira.
Durante a solenidade, os formandos receberam a espada, símbolo do oficialato da corporação e prestaram o juramento como novos oficiais. Graziella Carneiro, foi quem falou em nome da turma e disse sentir imensa gratidão. “Compartilhamos conhecimento e vivências que nos fortaleceram e nos tornaram melhores como profissionais e pessoas”, afirmou. “Nada disso seria possível sem a aprovação do governador Ronaldo Caiado, que com competência e responsabilidade conduz o Estado, e demonstra reconhecimento ao Corpo de Bombeiros”, completou.
Para o comandante-geral do CBMGO, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, o ingresso dos formandos em seus novos postos torna mais qualificado o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar. “Temos uma missão que não para, é continua”, destacou aos novos oficiais. “E hoje, temos um homem que está junto da tropa, orientando com seu olhar de médico. Governador, agradecemos o apoio e presença, por estar junto, ombreado com os militares”, ressaltou.
A nova turma, segundo o secretário de Segurança Pública em exercício, Agnaldo Augusto Cruz, agrega valor ao oficialato da corporação. “Aproveitem a oportunidade. O corpo de Bombeiros está também nas mãos de vocês como novos gestores. Com certeza, a segurança pública também dependerá muito dos esforços dos senhores”, considerou.
Padrinho da turma, o deputado estadual Coronel Adailton destacou a dedicação dos novos membros do oficialato do Corpo de Bombeiros. “O tempo de serviço aqui não é menor do que 20 anos de trabalho prestado à sociedade goiana. Então temos que reconhecer esse esforço hoje, que é a chegada ao oficiliato”, frisou.
Promoções
Atualmente, o efetivo do CBMGO conta com 2.502 bombeiros militares, com quartéis instalados em 44 municípios do Estado. A atual gestão promoveu, desde 2019, 275 oficiais e 1.351 praças, totalizando 1.626 promoções. “Isso mostra o respeito e a consideração por essa instituição que também tem nos dados um apoio em todas as áreas. No momento da distribuição das cestas básicas, vocês foram responsáveis pela distribuição de mais de 100 mil kits, levando às casas de pessoas mais humildes e carentes do Estado, alimentos básicos”, lembrou o governador Ronaldo Caiado.
Viaturas
Ainda durante o evento, o governador fez a entrega de 20 novas viaturas, das quais cinco são unidades de resgate e outras 15 atuarão em serviço administrativo. A frota foi adquirida com o objetivo de aumentar o poder operacional da corporação e proporcionar mais qualidade no atendimento pré-hospitalar aos cidadãos goianos.
Participaram do evento, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jailton Figueiredo; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Allan Cardoso; o coordenador da turma, major Luiz Eduardo; o diretor-geral em exercício da Polícia Penal, Aristóteles Camilo; o ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Helbingen; e o vice-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás (Assego), sargento Weslei Davi.