Colaboradores do Hugol ajudam em campanha de doação de sangue
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) necessita de doadores de fator RH negativo, para manter seus estoques em níveis seguros. Na última segunda-feira (10), a equipe da Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) da unidade do Governo de Goiás se reuniu para ajudar nesse nobre propósito.
Com o início da campanha de doação de sangue realizada pela unidade, a supervisora da Suenpes, Geovana Rézio, solicitou que sua equipe participasse da campanha e convidasse amigos e familiares para também colaborarem. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Juntos, podemos mobilizar e sensibilizar mais pessoas para se tornarem doadores. Quanto mais pessoas doando, melhor, e maiores as chances de manter os estoques de sangue sempre em níveis seguros”, relatou Geovana.
Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão da unidade do Governo de Goiás organiza o agendamento prévio, para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662 ou no site http://ucthugol.hugol.org.br/RealBlood/agonline/.
Para passar pela entrevista pré-doação, os requisitos são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, a orientação é de que evitem a doação. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.
Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender 60 doadores por dia, em horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e no sábado, das 7h às 12h, exceto em dias de feriados.