Governo de Goiás lança Programa Cinturão da Moda

Caiado diz que programa vai capacitar mão de obra, gerar empregos e fortalecer a vocação goiana para confecção: “Setor é o primeiro na capacidade de responder com rapidez à recuperação da renda, dignidade e cidadania”

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta quarta-feira (9/2), o Cinturão da Moda. O programa tem como objetivo movimentar a economia goiana a partir da geração de cerca de 100 mil novos postos de trabalho em 30 municípios do Estado na indústria da moda, fazendo uma conexão com o polo da Região da 44, em Goiânia, para suprir a demanda por mão de obra. “Não enxergo nenhum outro setor que compete com a confecção na capacidade de gerar empregos”, assegurou Caiado.

O programa nasce com a meta de elevar Goiás à liderança nacional na produção de moda, ultrapassando São Paulo. “Para mim, o setor é o primeiro lugar na capacidade de responder com rapidez à recuperação da renda, dignidade e cidadania. Sou entusiasta e vejo como o grande mote da retomada no Estado”, completou o governador durante o evento que reuniu 42 prefeitos e representantes de mais de 100 municípios.

A partir de parcerias do Estado junto a prefeituras, setor empresarial e entidades, pretende-se estabelecer uma logística para capacitar costureiros (as) nos municípios, quando necessário, e aplicar a mão de obra na criação de produtos comercializados na Região da 44, que acabou afetada no período mais crítico da pandemia da Covid-19. Também prevê abertura de cooperativas e construção de galpões regionais para o desenvolvimento das atividades.

Na primeira etapa, o Cinturão da Moda funciona como um piloto em Acreúna, Bela Vista de Goiás, Cristianópolis e Ipameri, mas ampliará o raio de atuação. “É um projeto factível, que vai captar mão de obra em 30 cidades que estão a 150 quilômetros de Goiânia”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna, pasta que responde pela iniciativa. Para o titular, a ação tem potencial de incentivar a abertura de polos de moda regionais, a exemplo da estrutura que Goiânia possui. “As confecções vão interiorizar”.

Com faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano, a Região da 44 pelo quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Atualmente, tem mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a expansão da busca por mão de obra qualificada. O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER 44), Chrystiano Câmara, agradeceu o engajamento de Caiado na elaboração do programa. “Estávamos carentes aqui nessa região”, revelou ao chamar o governador de “mestre e guia”.

“O primeiro passo foi muito bem dado, que é essa inauguração. Agora, a bola passa para os prefeitos, que vão contar com nosso apoio”, salientou Câmara. A AER 44 será uma das responsáveis por articular o funcionamento do Cinturão da Moda. “Faremos a ponte entre as prefeituras, os trabalhadores do interior e nossos lojistas”, detalhou. No Estado, estão envolvidos com a iniciativa, além da SIC, as secretarias da Retomada; de Desenvolvimento Social (Seds); Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e GoiásFomento.

Participaram do evento os deputados federais Delegado Waldir Soares e Francisco Júnior; estaduais Humberto Aidar, Cairo Salim, Francisco Oliveira, Amilton Filho, Chico KGL e Rubens Marques; os secretários Cristiane Schmidt (Economia), Fátima Gavioli e Marcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação); os presidentes Fabrício Amaral (Goiás Turismo), Euclides Barbo Siqueira (Junta Comercial), Diego Oliveira (Goiás Parcerias), Lineu Olímpio (Ceasa) e Renato de Castro (Codego); a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Melo Caiado; Jairo Gomes (presidente de honra da AER 44), além de prefeitos, vereadores e demais autoridades.