Auditoria no Crer atesta 100% de conformidade aos protocolos de segurança do paciente

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia avalia protocolos no Crer (Foto: Rafaela Bernardes)

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, foi avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia como “excelência na conformidade aos protocolos de segurança do paciente”.

“Chegamos à conclusão que o Crer tem 100% de adesão às boas práticas preconizadas pela Anvisa. O envolvimento do profissional e o apoio da alta direção são diferenciais do hospital. Conseguimos atestar, ‘in loco’, que a cultura da segurança do paciente está implantada e é uma realidade na instituição, vocês são excelência”, ressaltou a coordenadora municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Zilah Cândida Pereira das Neves. 

A auditoria integra a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, realizada anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Essa visita técnica tem como objetivo atestar as informações que divulgamos para a Anvisa”, explica a gerente da Qualidade do Crer, Josenei Skorek. 

“É um momento ímpar para a instituição, que tem a oportunidade de reforçar todo o trabalho desenvolvido. Essa avaliação é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde”, acrescenta a gerente.

Para a presidente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Crer, Juliana Carvalho de Lima, o reconhecimento chancela os esforços empreendidos pela instituição em prol da assistência segura. “Essa avaliação fortalece as ações empreendidas para promoção e desenvolvimento de medidas para a segurança do paciente. Ter 100% de adesão mostra a maturidade do trabalho que desenvolvemos.” 

Avaliação 
O processo de avaliação das práticas de segurança do paciente faz parte das ações anuais sanitárias previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

São avaliados 21 indicadores de estrutura e processos para que as instituições de saúde sejam classificadas nos níveis Conformidade Alta, Conformidade Média e Conformidade Baixa, onde são considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde. 

Segundo os indicadores, os hospitais são classificados em três grupos: conformidade alta (67% a 100%), conformidade média (34% a 66%), conformidade baixa (0% a 33%), em relação às práticas de segurança do paciente. Desde 2017 o Crer é classificado como hospital de Conformidade Alta.