Governo distribui uniformes para motoristas, auxiliares de cozinha e de serviços gerais da Seduc

Há três anos e meio como motorista na Seduc, Cley Dias Luz (na imagem acima) agradeceu os uniformes em nome dos demais colegas. “Estamos muito emocionados com essa iniciativa. Para nós, isso representa o carinho, o cuidado e o respeito que a senhora [Fátima Gavioli] tem pelos servidores que trabalham aqui” (Foto: Seduc-GO)

Motoristas, auxiliares de cozinha e a equipe de serviços gerais da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) receberam no último sábado (19) uniformes de trabalho. O benefício foi entregue pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, durante cerimônia realizada no refeitório da Seduc Goiás.

A solenidade contou com uma apresentação especial da Orquestra de Violeiros de Goiás, que também foi agraciada com um conjunto de calça e camisa para cada um de seus integrantes.

O uniforme para os violeiros foi uma promessa feita pela secretária de Educação, logo após uma das apresentações do grupo na Secretaria. “Nesse dia, eles estavam vestidos com umas roupas já bem usadas e a ideia de presenteá-los com o uniforme foi uma forma de demonstrar o nosso carinho por eles e reconhecer a importância que eles têm dentro da cultura goiana”, explicou a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra.

Sobre os uniformes entregues aos motoristas, Helena Bezerra afirmou que se tratava de um “sonho” da secretária Fátima Gavioli. “Todos nós reconhecemos o quanto esses servidores são essenciais para o bom andamento do trabalho na Secretaria, pois são eles que transportam diariamente centenas de vidas”, completou a subsecretária.

Francelino Borges Alcovias, gerente de Transporte Escolar, Logística e Serviços da Seduc Goiás, destacou que os uniformes são muito importantes porque os motoristas são aqueles que “representam a Seduc Goiás por onde vão”.

Segundo ele, a entrega dos uniformes foi uma grande surpresa para os motoristas, que não sabiam da novidade. “A nossa equipe ficou muito feliz por ganhar as camisas padronizadas. Tenho certeza de que cada um aqui se sente honrado em receber esse presente e em poder contribuir com o trabalho dessa gestão”, acrescentou Francelino.

Anjos do asfalto

A secretária Fátima Gavioli comentou que a entrega dos uniformes é uma das maneiras de retribuir o carinho e a dedicação de cada motorista. “Nós queremos que vocês, em qualquer lugar que forem, sejam reconhecidos como os motoristas da Secretaria de Educação. Vocês são os nossos anjos do asfalto. São vocês que dirigem durante o dia ou à noite e nos trazem de volta para casa com todo carinho e segurança. Vocês cuidam e zelam pelas nossas vidas e fazem a Secretaria funcionar. Cada um aqui é muito especial para mim e eu os levarei para sempre no meu coração”, pontuou ela.

A secretária também apresentou aos servidores outra surpresa, que foi o projeto arquitetônico da Casa dos Motoristas. De acordo com ela, as obras terão início no próximo mês. O espaço de descanso e lazer dos motoristas foi uma das promessas de Fátima Gavioli no início de sua gestão.

Ao entregar o conjunto de camisas para o motorista Laércio do Carmo Pereira, que representou os colegas na ocasião, a secretária ressaltou que os uniformes reforçam o sentido de organização e também vão representar maior economia, uma vez que os motoristas não precisarão mais gastar os salários com a compra de roupas para trabalhar.

Em relação à Orquestra de Violeiros, Fátima Gavioli fez questão de dizer que é apaixonada pelo trabalho que o grupo realiza. “Eu cresci ouvindo essas músicas junto com meu pai, que trabalhava na roça. Essas músicas fazem parte das minhas memórias afetivas e vocês são fundamentais no sentido de resgatarem a verdadeira música caipira”, salientou.

Iniciativa inédita

Para o motorista Cláudio Dias Luz, que trabalha há seis anos nessa função, a distribuição dos uniformes foi uma ótima iniciativa porque eles viajam muito e, onde forem, serão identificados com facilidade. Conforme ele, os uniformes também deixarão os motoristas mais elegantes e apresentáveis.

Cláudio acrescenta que a iniciativa vai de encontro a uma das marcas da atual gestão, que é dar cada vez mais condições de trabalho e qualidade de vida para os servidores. “Sempre fomos invisíveis, mas agora, pela primeira vez, estamos tendo o carinho e o respeito que merecemos. É muito bom saber que temos uma secretária que olha por nós como nenhuma outra olhou até agora”.

O motorista Renato Ismar também considerou a iniciativa dos uniformes excelente. Além da economia, as camisas padronizadas com a logo da Seduc e do Governo de Goiás vão agregar mais respeito aos profissionais e dar visibilidade à categoria. Ele também diz que é a primeira vez que os motoristas recebem uniformes gratuitamente. “Antes, a gente tinha que pagar pelas camisas”, afirma.

Renato Ismar lembra a importância dos motoristas dentro da estrutura da Secretaria de Educação. “Nós transportamos vidas e isso é uma responsabilidade muito grande. Então é bom saber que onde chegarmos, seremos reconhecidos e identificados. Levaremos literalmente a Seduc no peito”, brinca ele.

O coordenador do Protocolo e Arquivo Setorial da Seduc Goiás, Francisco Carvalho de Araújo, mais conhecido como ‘Chiquinho’, destacou que o uniforme é essencial para passar à sociedade a percepção de seriedade e organização. “Eu tenho mais de 30 anos aqui dentro e essa é a primeira vez que vejo isso. A recepção sempre usou uniforme, mas as roupas serem foram pagas pelas servidoras. Essa ação é um gesto nobre, de carinho e respeito muito grande. Estou muito emocionado com tudo isso e em poder ver a Seduc cada dia mais bonita, organizada, limpa e acolhedora”, completou.