Governador destaca atuação da Vila São Cottolengo, que completa 71 anos

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado participam da celebração dos 71 anos da Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade: “O que tem de trabalho na Vila São Cottolengo é algo que nós goianos temos que nos orgulhar e projetar em cenário nacional”, afirmou Foto: Júnior Guimarães

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta segunda-feira (21), da Celebração Eucarística pelos 71 anos da Vila São José Bento Cottolengo e das inaugurações do Centro de Especialidades Médicas e da Unidade de Internação São Francisco, em Trindade. O evento homenageou ainda o recém-empossado presidente de honra da instituição, Dom João Justino de Medeiros, novo arcebispo Metropolitano de Goiânia.

“O que tem de trabalho na Vila São Cottolengo é algo que nós goianos temos que nos orgulhar e projetar em cenário nacional”, enalteceu o governador Ronaldo Caiado, que estava acompanhado da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado.

Para o chefe do Executivo o atendimento no local é de excelência e instiga reflexão para atenção às famílias mais carentes e vulneráveis do Estado de Goiás. “É algo que toca o coração das pessoas, com o gesto da solidariedade e amor ao próximo”, reforçou.

“Podemos dizer que o nosso governo, junto com a Vila São Cottolengo, temos um ciclo virtuoso”, avaliou o governador Ronaldo Caiado sobre a nova relação estabelecida em seu mandato. “Respeitamos a instituição, pagamos tudo em dia. O ciclo vicioso ficou para trás”, completou ao mencionar o empenho do Governo de Goiás para manter o suporte à instituição, via convênio com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aporte mensal é de R$ 2,4 milhões e engloba recursos estaduais e da União.

Inaugurações
O Centro de Especialidades inaugurado realizará atendimentos médicos, além de exames de média e alta complexidade na área de oftalmologia. A Unidade de Internação São Francisco foi reformada e receberá os pacientes internos que necessitam de isolamento.

O local, estruturado com enfermarias e apartamentos, recebeu mais de R$ 3 milhões em recursos provenientes do governo federal para a aquisição de suprimentos, insumos e produtos hospitalares para estruturação de leitos no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Missão
“A Vila São Cottolengo nasceu exatamente para isso: para dar a mão aos que estão abandonados, aos que precisam da nossa mão estendida para continuar a viver”, afirmou o arcebispo metropolitano e recém-empossado presidente de honra da instituição, Dom João Justino de Medeiros, que pediu apoio da população para “abraçar” a causa.

“Nosso foco sempre será atuação altruísta”, sintetizou o diretor-presidente, padre Marco Aurélio Martins. O sacerdote citou o empenho do governador Ronaldo Caiado para viabilizar, no local, “atendimento e cuidado a todos que precisam”. “O senhor colaborou e fez, de fato, que essa missão acontecesse”, frisou Martins.

Repasses
Desde 2019, o Governo de Goiás já repassou R$ 80,5 milhões à Vila São José Bento Cottolengo, por meio de convênios. O contrato atual está estimado em R$ 29,1 milhões e prevê um repasse mensal de R$ 2,42 milhões. Os recursos são do Tesouro Estadual e do Ministério da Saúde.

A parceria prevê custeio de serviços ambulatoriais, como exames e consultas, e também hospitalares, com complemento no pagamento de anestesias. O prefeito de Trindade, Marden Júnior, agradeceu pelo suporte prestado à instituição. “Muito obrigado por tudo que tem feito [governador]. Todo dinheiro que é investido aqui reflete no estado como um todo”, declarou ao mencionar que o local atende 130 cidades.

Vila São Cottolengo
Fundada em 11 de fevereiro de 1951, a Vila São José Bento Cottolengo tem a missão de cuidar de pessoas com deficiência. Há 71 anos, os Missionários Redentoristas e as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo são os responsáveis pelos cuidados.

Atualmente, mais de 300 pacientes internos vivem na instituição, em um complexo hospitalar com mais de 320 mil metros quadrados.