Crer soma mais de 57 mil atendimentos do Serviço de Atenção Domiciliar

Célio Rodrigues Borges, de 89 anos, recebe assistência domiciliar das equipes do Crer há cinco meses

Para pacientes que necessitam de cuidado especializado e prolongado, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Popularmente conhecido como Crer em Casa, o serviço foi implantado em 2014 e já realizou mais de 57 mil atendimentos a 4,5 mil pacientes da instituição do Governo de Goiás. 

Acamado há três anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Célio Rodrigues Borges, de 89 anos, é um dos pacientes atendidos pelo SAD do Crer. Em atendimento domiciliar há cinco meses, recebe assistência da equipe multidisciplinar duas vezes na semana. 

“Não tenho palavras para expressar o quanto esse atendimento é importante para a saúde do meu pai. Os profissionais são excelentes, humanos e capacitados. É um atendimento muito diferenciado. Consigo colocar em prática as orientações que eles me dão e, com isso, meu pai tem apresentado evolução do seu quadro”, ressalta a filha e cuidadora do paciente, Danielle Elias Rodrigues Borges. 

O gerente de Atendimento Clínico do Crer, Cristhiano Holanda, explica que o SAD é uma alternativa ao cuidado hospitalar que favorece a desinstitucionalização do paciente e a transição dos cuidados assistenciais.

“A modalidade de atendimento visa o retorno ao domicílio e o convívio familiar, voltado principalmente para pacientes com períodos de permanência prolongado, com intuito de reduzir infecções e complicações hospitalares, principalmente para pacientes em cuidados paliativos, aos que demandam de antibioticoterapia prolongada e aos pacientes que possuem impossibilidade física de deslocamento para a unidade mas que ainda possuam necessidade de uma frequência intermediária de cuidado assistencial.”

Composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social e técnico em enfermagem, a equipe do SAD do Crer alterna a frequência de atendimento ao paciente por especialidade, de acordo com a necessidade de tratamento de cada caso. 

“Temos uma equipe de profissionais extremamente capacitada para o atendimento domiciliar do paciente. As visitas são realizadas semanalmente, e a frequência com que cada profissional vai até o usuário fica condicionada ao plano terapêutico traçado para aquele paciente. Ou seja, para cada perfil de paciente há um tratamento específico”, explica a supervisora de Enfermagem do serviço, Hélvia Fernandes de Assis.

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir