Hospital Estadual de Itumbiara reabre centro cirúrgico

Centro cirúrgico do Hospital de Itumbiara: reformulado e com novos equipamentos para as equipes

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) reabriu o centro cirúrgico para atendimento de cirurgias eletivas e de emergência. Desde o início de janeiro deste ano a unidade do Governo de Goiás na região sul do Estado está sob nova gestão, retornando ao perfil de hospital geral para atendimentos de média e alta complexidade.

O centro cirúrgico foi reformulado e recebeu equipamentos novos para suporte das equipes. São três salas cirúrgicas e uma sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) com seis leitos e todo instrumental necessário para atender casos eletivos (sem urgência ou programados) e de emergência.

A diretora-geral do HEI, Danielly Jesus, explica que a unidade pode atender plenamente cirurgias eletivas de especialidades como ortopedia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. “Em casos de emergência, nossas equipes podem socorrer cirurgias complexas, como neurocirurgia, geral e ortopédicas. Tudo com padrão de excelência no atendimento e um trato humanizado para a população de Itumbiara e região”, explica.

O diretor técnico da unidade, Agnaldo Rodrigues Júnior, comenta que a reabertura do centro cirúrgico representa um grande avanço para a regionalização da saúde e um ganho importante para a população do município. “O centro cirúrgico está habilitado e muito bem equipado para cirurgias de pacientes com média e alta complexidade, e isso significa um alento fundamental para a prestação de serviços médicos que a população necessita”, garante.

“Antes, os pacientes eram levados para outros centros, como Goiânia, e agora conseguimos solucionar demandas assim aqui mesmo, o que é maior conforto para as famílias de Itumbiara e toda essa região sul de Goiás”, frisa, ainda o diretor técnico.

Além de cirurgias eletivas complexas, a unidade pode prestar atendimento até em casos de cirurgias vasculares, como explica o diretor. “Além de diversificar o atendimento cirúrgico, o Hospital Estadual de Itumbiara amplia as vagas de cirurgias eletivas e reduz a fila de espera, desafogando o sistema público de saúde, o que também representa um ganho importante para a população. Esse ganho de tempo é muito relevante e traz maior atenção para nossa gente”, comemora.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC