Procon comemora Dia do Consumidor com diversas ações
Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março), o Procon Goiás realiza uma série de ações nesta semana, tendo como foco a educação e a conscientização dos consumidores sobre seus direitos.
O lançamento das ações será realizado nesta terça-feira (15), às 11 horas, durante solenidade com a presença do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
A programação da semana conta com uma rodada de palestras direcionadas aos estudantes do ensino médio de escolas da rede estadual de ensino. Os jovens terão a oportunidade de aprender um conteúdo sobre Direito do Consumidor e Educação Financeira, temas considerados importantes para que eles se tornem consumidores conscientes e multiplicadores desse conhecimento para seus familiares e comunidade escolar.
Outra ação programada para esta semana será a visita de equipes volantes do atendimento do Procon Goiás a diversos pontos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, como shoppings, terminais e praças, para ter um contato direto com os consumidores, esclarecer dúvidas e orientar sobre direitos e deveres.
Os atendentes vão distribuir exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de cartilhas e folhetos educativos, elaborados por meio de convênio firmado entre o Procon Goiás e o Ministério da Justiça.
De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, uma das frentes da atuação do Procon Goiás passa diretamente pela missão de promover a educação para o consumo. Neste sentido, a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) fará também o lançamento de sua plataforma de Ensino a Distância (EAD) e abrirá em breve cursos virtuais de interesse dos consumidores para atender a população em geral. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Procon Goiás.
“As ações de educação para o consumo e a oferta de cursos e palestras para a população goiana são muito importantes pois, ao promovermos uma de nossas missões institucionais, estamos promovendo cidadania e, ao mesmo tempo, colaborando para a redução de conflitos nas relações consumeristas”, afirma.