Galeria Frei Nazareno Confaloni abre a temporada de exposição de 2022

Mostra reúne trabalhos produzidos pelo artista entre 2018 e 2022, que poderão ser conferidos pelo público no período de 17 de março a 13 de maio, com entrada gratuita (Foto: Lo Iran)

A Galeria Frei Nazareno Confaloni, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre a agenda de exposições de 2022 inaugurando, nesta quinta-feira (17), às 18 horas, a individual “Maxilar apertado o dia inteiro… Mesma coisa que mastigar pedras…”, do jovem artista Estêvão Parreiras. A mostra ficará em cartaz até o dia 13 de maio, no Centro Cultural Octo Marques, onde funciona a galeria.

A exposição tem curadoria de Divino Sobral e reúne mais de uma centena de trabalhos, produzidos entre 2018 e 2022. São desenhos realizados com diversos materiais e em diferentes dimensões, que mostram o amadurecimento técnico e o aprofundamento poético de Estêvão Parreiras ao longo de cinco anos.

Divino Sobral, que acompanha a produção do artista há alguns anos, destaca que a individual oferece ao público um conjunto vasto de questões envolvidas na obra de Estêvão Parreiras: a voz em primeira pessoa, carregada de lirismo; a relação entre imagem e palavra a tecer uma complexa rede de significados; o comentário poético sobre o cotidiano; a reflexão sobre o ato de desenhar e a energia da vida que impulsiona o trabalho; a referência ao universo das figuras de ex-votos; os afetos guardados na memória e nos sonhos; as metáforas do corpo e do fio da vida esticado entre a infância e a morte.

O artista
Estêvão Parreiras é um dos mais proeminentes nomes da jovem safra de artistas visuais de Goiás. Natural de Pouso Alegre (MG), o artista, de 28 anos, é bacharel pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde cursa atualmente mestrado em Artes, Cultura e Visualidades.

Em seu currículo, somam-se participações importantes, como a mostra The Silence of Tired Tongues, coletiva de arte brasileira que será realizada em abril deste ano, em Amsterdã, na Holanda, com curadoria de Raphael Fonseca; integra o elenco da exposição Saravá, Projeto GAS, na Galeria Anita Schwartz, no Rio de Janeiro, que reúne obras de artistas de diferentes cidades do Brasil; e participa do Salão de Arte de Guarulhos, em São Paulo. Em 2021, realizou individual na Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis. E em 2020, integrou a exposição Residência Pivô, em São Paulo.

Exposição do artista Estêvão Parreiras
Inauguração: Quinta-feira, 17/03, às 18h