Gracinha Caiado participa de Romaria e entrega benefícios em distrito de Jaraguá

"Onde estiverem as famílias goianas e onde tivermos pessoas em vulnerabilidade, é lá que o governo precisa estar", disse a primeira-dama (Foto: Divulgação)

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, esteve na manhã deste domingo (27) no distrito de Alvelândia, em Jaraguá, para participar da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia. Acompanhada do prefeito Paulo Vitor Avelar, a primeira-dama também entregou benefícios sociais aos moradores da região.

“Desde os primeiros dias do mandato do governador Ronaldo Caiado, eu peço a Deus em oração para que Ele nos guie em decisões com sabedoria, sempre com humildade para tratar as pessoas. Quem vive em vulnerabilidade tem pressa, e é por isso que fico muito feliz em ver o nosso trabalho dar frutos, ajudando quem mais precisa. Trago isso no meu coração com muita humildade, mas principalmente com muita responsabilidade”, destacou Gracinha durante o evento que reuniu fiéis de Jaraguá e região.

Por meio da OVG, o Governo de Goiás entregou no distrito, durante o final de semana, mais de 100 cestas básicas, enxovais para recém-nascidos, bengalas, cadeiras de rodas, entre outros donativos.

“Sabemos que o governo pode muito, mas não pode tudo. Por isso, desde o início, o governador Ronaldo Caiado adotou a premissa de um trabalho pé no chão, de presença nos municípios, povoados, assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas, enfim. Onde estiverem as famílias goianas e onde tivermos pessoas em vulnerabilidade, é lá que o governo precisa estar, e trabalhamos muito para isso! Sempre em parceria com as prefeituras, pois, assim, temos a certeza de que não deixaremos ninguém para trás”, disse a primeira-dama.

O prefeito Paulo Vitor Avelar fez questão de destacar que o trabalho conjunto entre Estado e prefeituras tem feito a diferença na vida da população jaraguense. “Com a ajuda do governador, muita coisa boa chegou a Jaraguá. Hoje nosso sentimento é de gratidão. A primeira-dama e o governador Ronaldo Caiado estão lado a lado da administração municipal, levando mais e mais benefícios à população de Jaraguá”, comemorou.

Durante o evento religioso, ao citar a primeira-dama e o governador Ronaldo Caiado, Padre Edmilson Almeida, responsável pela Romaria, destacou, durante o sermão, a responsabilidade dos governantes com aqueles que mais precisam. “Uma coisa muito importante é não se preocupar com o que outros pensam sobre você, mas sim quem você é perante Deus. Ele te conhece e sabe de todos os seus desafios”, aconselhou.

Na ocasião, o administrador do Santuário de Nossa Senhora da D’Abadia em Alvelândia, Zeca Francisco Paes, ainda prestou homenagem à primeira-dama, agradecendo Gracinha pelo cuidado e zelo com o povo da comunidade. “Fiquei emocionada com essa celebração tão linda e abençoada”, conta Gracinha.

A Romaria de Nossa Senhora D’Abadia, no povoado de Alvelândia, faz parte da programação religiosa do município de Jaraguá e acontece no último domingo de cada mês em preparação à festa religiosa local, marcada para julho. O evento reúne famílias de Jaraguá e cidades vizinhas no novo Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, que vem sendo erguido no distrito com a ajuda de romeiros e empenho da comunidade. O local construído em estilo colonial vai fazer parte do Caminho de Cora, uma trilha de longo curso situada no Estado de Goiás que conecta diferentes municípios e unidades de conservação.

“Fiquei emocionada com essa celebração tão linda e abençoada”, conta Gracinha (Foto: Divulgação)

Balanço
Nos três primeiros anos de gestão, a atual administração e a OVG já levaram cerca de 10 mil benefícios sociais à cidade de Jaraguá, incluindo a entrega de aproximadamente 8 mil cestas básicas nas quatro etapas da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus.

Desde setembro de 2021, o programa de transferência de renda Mães de Goiás tem garantido renda extra a mais de 1.000 mulheres de Jaraguá em vulnerabilidade social com filhos entre zero e seis anos de idade. Ainda na área social, a unidade do Restaurante do Bem na cidade já ofereceu, desde 2019, cerca de meio milhão de refeições à população vulnerável com investimento de R$ 2,5 milhões do Tesouro Estadual.

“São tantos benefícios e obras que hoje considero que Jaraguá se tornou o reflexo do que a atual gestão está fazendo e vai fazer por Goiás”, reforçou Paulo Vitor ao destacar obras importantes que foram entregues na cidade nos últimos anos. É o caso da restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e da GO-427, no perímetro urbano de Jaraguá. Apenas nessas duas obras o investimento estadual foi de quase R$ 3 milhões.

Para promover o desenvolvimento regional e estimular o comércio varejista e de bens de consumo na região, o Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), assinou no final do último ano contrato para a construção de um outlet em Jaraguá, por meio do programa Rota Comercial Turística de Goiás. Serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões na obra.

Na área de Educação, o Governo de Goiás entregou a reforma e ampliação das escolas estaduais Diógenes de Castro Ribeiro e Manoel Ribeiro de Freitas Machado, assim como a obra da Escola Estadual do povoado de Artulândia. Reformas de outras duas escolas estaduais do município já estão em andamento. Sonho antigo da comunidade, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também transformou a Escola Estadual São José em um centro de ensino integral, que também passou por obras de revitalização. O investimento total em Educação na cidade passa o número de R$ 10 milhões.