Iniciado repasse de R$ 13 mi para 1º hospital público de Palmeiras de Goiás

Governador Ronaldo Caiado destina R$ 13 milhões para custeio e compra de equipamentos do Hospital Regional Natalino Alberto de Morais, em Palmeiras de Goiás (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado repassou à Prefeitura de Palmeiras de Goiás, nesta segunda-feira (28), a primeira parcela de um montante de R$ 13 milhões para investimentos na área da saúde. O recurso vai subsidiar a compra de equipamentos e o custeio do Hospital Regional Natalino Alberto de Morais. “Isso é questão de salvar vidas, é o meu compromisso. Estamos levando a expansão da saúde a todas regiões de Goiás”, disse Caiado.

Trata-se do primeiro hospital público do município. A unidade está em fase de construção e deve ser inaugurada em abril. “Nada mais realizador para um governador do que amanhã ver esse hospital aberto, fazendo dezenas de cirurgias eletivas, centenas de tratamentos de casos, com três centros cirúrgicos, 64 leitos no padrão de excelência que foi construído”, ressaltou o governador.

Com o aporte do Governo de Goiás, o prédio passa a integrar o programa de regionalização da saúde do Estado, uma vez que atenderá 40 municípios da região vizinha. “Isso só é realidade porque existe um plano de governo pensado para isso, há vontade política do governador e parceria com municípios”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. “É com esse espírito de colaboração mútua que o Oeste goiano sai do esquecimento para entrar nas páginas de destaque de Goiás”, reforçou.

O prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor, definiu a obra como uma “arquitetura moderna e de primeiro mundo”. A unidade tem capacidade para 64 leitos, dos quais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), espaço para três centros cirúrgicos, sala de parto, laboratório de análises clínicas, raio-X e ultrassonografia. O município planeja, ainda, estruturar um centro cardiológico para a região. “Estamos pensando grande ao abraçar esse projeto, sem vaidades políticas. O governador teve gesto de médico, de gestor e de humanidade”, disse o prefeito sobre a verba aplicada pelo Estado para colocar o local em funcionamento.

O ex-senador Wilder Morais, que destinou emenda de R$ 16 milhões para essa construção, agradeceu a homenagem ao seu pai, que dá nome ao hospital, e destacou a importância de parcerias para desenvolver projetos bem-sucedidos. “Poucos parlamentares destinaram uma verba tão grande para construir um hospital sozinho. Mas a segunda parte é igual ou até mais importante, que é equipar esse lugar com tudo que há de mais moderno”, afirmou sobre o anúncio de Caiado.

A portaria publicada no Diário Oficial prevê o repasse total do recurso até setembro. Serão seis parcelas de R$ 2 milhões e uma de R$ 1 milhão. Além do repasse, a Secretaria de Estado da Saúde atuará no apoio ao município para a habilitação dos serviços junto ao Ministério da Saúde.

Participaram do evento em Palmeiras de Goiás os deputados federais Delegado Waldir e José Mário Schreiner; os deputados estaduais Virmondes Cruvinel, Charles Bento e Francisco Oliveira; e o ex-secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti. Ainda, o assessor especial da Governadoria, Lívio Luciano; o bispo de São Luís dos Montes Belos, Dom Lindomar Rocha; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Thais Lopes; prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Foto: Hegon Corrêa

Legenda: