Secult divulga resultado final da seleção dos novos Pontos de Cultura
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado final da Rede Pontos de Cultura do Estado de Goiás. Com esse edital, a atual gestão destinou R$ 1,9 milhão para 18 instituições sem fins lucrativos, que receberão a chancela de Ponto de Cultura.
Foram aprovadas propostas em 10 regiões goianas, sendo seis delas de comunidades remanescentes quilombolas, localizadas em Iaciara, Monte Alegre (2 unidades), Piracanjuba, Santa Cruz de Goiás e Uruaçu. Todos os Pontos receberão R$ 104 mil cada para desenvolverem, durante 12 meses, ações de formação e difusão nas comunidades em que estão inseridos.
O benefício poderá ser usado para a contratação de professores, oficineiros, comunicadores comunitários, artistas e demais agentes culturais para mediarem formação junto a escolas da região e demais instituições. Os Pontos de Cultura também deverão adquirir kits de tecnologia da informação: computadores, projetores, câmeras etc .
Segundo o secretário de Cultura, César Moura, a ação visa a ampliar as redes dos Pontos e levar o programa a mais municípios, descentralizando a cultura em Goiás. Atualmente, existem 40 pontos em 36 cidades. “Queremos fomentar ainda mais a cultura e torná-la acessível a um maior número de goianos. Por isso, temos promovido diversas ações formativas e culturais em todo o estado”, completou.
Nos últimos anos, a existência de Pontos de Cultura em regiões mais carentes têm mostrado que ter espaços de interação entre a arte e a comunidade é essencial para transformar a sociedade. Um exemplo disso é o trabalho feito pelo Ponto de Cultura – Raio de Sol, localizado em Aragoiânia. Ele oferece oficinas de teatro, circo, dança circular, produção e edição de vídeo, artesanato e contação de histórias para crianças, adolescentes e adultos.
De acordo com a coordenadora, Maria Alvani, a unidade é essencial para democratizar o acesso à cultura. “A maioria das crianças assistidas está em situação de vulnerabilidade social, algumas acompanhadas pelo Conselho Tutelar. Então, o Ponto de Cultura Raio de Sol é essencial para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Na oficina de edição de vídeo, eles aprendem a usar o celular, que é tão presente em suas rotinas, de forma positiva”, explica.
Pontos de Cultura
Os Pontos de Cultura são associações comunitárias que desenvolvem atividades socioculturais junto à comunidade. Eles fazem parte do programa Cultura Viva, da Secretaria Especial da Cultura (MTur), e envolvem música, dança, teatro, circo, audiovisual, capoeira e leitura.
Confira aqui a Homologação e divulgação do resultado definitivo Edital de Seleção Pública nº 02/2021 – Rede de Pontos de Cutura do Estado de Goiás