Em Anicuns, Ronaldo Caiado inaugura obras que somam R$ 3,7 milhões

Governador Ronaldo Caiado, em Anicuns, durante inauguração da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e a recuperação asfáltica de duas avenidas restauradas com recursos do programa Goiás em Movimento (Foto: Hegon Correa)

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (26), duas obras realizadas pelo Governo de Goiás em Anicuns, na região Oeste do Estado. Os recursos destinados somam R$ 3,7 milhões. No município, foram entregues a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e a recuperação asfáltica de duas avenidas restauradas com recursos do programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios, da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

“Queremos trazer dignidade e fortalecer os municípios do interior, para que os prefeitos possam dar condições para que a população viva com saúde, educação, segurança e oportunidade de emprego. Essa é a interiorização e regionalização que quero fazer”, disse Caiado, ao ressaltar os investimentos. “Não ficamos chorando em cima do leite derramado, fomos para cima, fomos trabalhar”, pontuou, ao falar das dificuldades financeiras encontradas pela atual gestão.

Na primeira agenda, Caiado entregou a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário. O serviço tem investimentos de R$ 2,5 milhões do Governo de Goiás e beneficia cerca de 1,5 mil moradores dos bairros Boa Esperança, Bueno, João Dias, Oeste e Parque Angélica. Foram construídas duas estações elevatórias de esgoto e 9,3 mil metros de redes coletoras, resultando em 634 novas ligações domiciliares. A ampliação garante ainda um aumento no índice de atendimento com coleta de esgoto de 47% para 53% dos domicílios.

Além de cumprir uma das metas do contrato assinado entre a Saneago e o município, as obras evitam o lançamento irregular de esgoto no Córrego Boa Esperança. O abastecimento com água tratada também recebe atenção, mesmo já sendo universalizado e beneficiando 100% da população. Os trabalhos visam a conservação e a expansão para acompanhar o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico.

“Isso aqui é uma parte de tudo referente a esgoto que estamos fazendo no Estado. Saímos de 57% de cobertura e já estamos chegando aos 67%. É um crescimento muito rápido em pouco mais de três anos. Também não temos deixado faltar água em lugar nenhum. Mesmo com as maiores estiagens”, disse o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

Asfalto
Em seguida, o governador Ronaldo Caiado entregou trechos da recuperação asfáltica das avenidas Tocantins e Marechal Floriano Peixoto. O empreendimento teve investimento do Tesouro Estadual de R$ 1,271 milhão, que recuperou cerca de 54 mil metros quadrados da pavimentação das duas vias da cidade.

“Temos de ter parceria, só vou governar bem se tiver a ajuda dos vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores. Sou o governador e tenho que ajudar os municípios a terem uma trafegabilidade melhor para a população que lá está”, disse Caiado.

“O governador está dedicando o maior tempo possível de sua vida, se esmerando, se esforçando para que a população goiana tenha qualidade de vida e para que os municípios tenham serviços do Estado lhe socorrendo nesse momento difícil”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

“No meu segundo mês de mandato o governador já estava aqui, juntamente com o presidente da Saneago, para que a gente pudesse iniciar as obras de esgoto. Assumimos essa missão sabendo do compromisso sério do governador”, lembrou o prefeito de Anicuns, Paulinho do Barreirão. “Eu nunca vi o senhor, governador, murmurando, falando em dificuldades”, ressaltou o prefeito, ao agradecer também pelas obras de asfaltamento. “Vejam aqui a avenida Tocantins, quem viu a situação em que ela estava nunca imaginava que ficaria tão bela assim”.

Presença
Também acompanharam a agenda os deputados federais Delegado Waldir e Glaustin da Fokus; o deputado estadual Rubens Marques; prefeitos e vereadores da região e outras lideranças políticas.