Encontro Técnico de Agricultura Sustentável tem início em Rio Verde

Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, representou o Governo de Goiás, no evento (Foto: Seapa)

A abertura do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, na noite da última terça-feira (26), em Rio Verde, reuniu mais de 600 pessoas no Centro de Cultura e Eventos Jatobá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano – Rio Verde). Autoridades federais, estaduais e municipais; representantes de entidades associativas e científicas; produtores e estudantes participaram da cerimônia, que teve na sequência duas palestras relacionadas ao tema geral do evento: “Bioinsumos: A nova realidade do campo”. A programação segue até quinta-feira (28), com painéis e visitas técnicas.

Um dos apoiadores do Encontro, o Governo de Goiás foi representado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Em seu discurso, o gestor ressaltou a importância dos bioinsumos e disse que o papel do Estado é acelerar o processo de difusão destas tecnologias, fazendo com que seus benefícios cheguem também para pequenos e médios produtores. Ele destacou que o agro vive um novo momento: “Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio, e é isto que estamos buscando. Convido todos a entrar nesta nova era”. Ainda de acordo com Mendonça, após criar o primeiro Programa Estadual de Bioinsumos do País, em 2021, Goiás quer avançar na regulamentação dos remineralizadores.

O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) participou da formatação do Programa Estadual de Bioinsumos. Presidente da entidade, Rogério Vian destacou que a iniciativa goiana é referência nacional. “O programa está muito bem desenhado e isso é muito importante, porque Goiás sai na frente”, analisou ele. Na mesma linha, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin, citou a qualidade do Programa Estadual de Bioinsumos. Ragagnin também ressaltou o compromisso da entidade com a sustentabilidade. “A gente não trabalha sozinho, e sim com parcerias. Queremos construir algo muito maior do que temos hoje”, afirmou.

A Aprosoja-GO é apoiadora do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, ao lado do Governo de Goiás e do Sistema Faeg/Senar. A realização do evento leva a assinatura do GAAS, do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes) e do Instituto Federal Goiano – Rio Verde. O presidente do Gapes, Felipe Schwening, participou da abertura do Encontro e defendeu investimento em ciência. “Temos que buscar novas tecnologias que nos permitam evoluir sempre”, ressaltou.

Ainda durante a abertura do evento, o diretor do IF Goiano – Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães, citou os bons resultados conquistados pela unidade e lembrou que o campus rioverdense vai receber parte do Centro de Excelência em Bioinsumos, o chamado Cebio. “Este tema dos bioinsumos está cada vez mais inserido nas grades dos nossos cursos de graduação, mestrado e doutorado e estamos satisfeitos por sediar parte do Cebio”, pontuou. Presente à cerimônia, o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua, pediu que todos defendam a educação pública, gratuita e de qualidade “porque ela muda a vida das pessoas”. Ele se mostrou otimista quanto ao impacto que a instituição pode ter no setor agropecuário.

Presenças
Entre outros convidados, marcaram presença na cerimônia de abertura do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável: o coordenador do Programa Nacional de Bioinsumos (Mapa), Alessandro Cruvinel; o diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do Ministério de Minas e Energia, Enir Mendes; o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães; o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro; a pesquisadora da Embrapa Territorial Gisele Vilela; o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira; o chefe de Gabinete da Seapa, Renato Faria; o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia; e o gerente de Promoção Social do Senar Goiás, Renildo Teixeira.

Painel
Duas palestras encerraram a programação do primeiro dia do Encontro. A primeira teve como tema “Manejos regenerativos” e foi proferida por Eduardo Martins, da Fazenda Marquesa (MG). A segunda, sobre “Custos de produção e resultados nas lavouras”, teve no microfone Adriano Cruvinel, da Fazenda Bom Jardim Lagoano (GO). A programação do segundo dia do Encontro, nesta quarta-feira (27), prevê a realização de cinco painéis. O terceiro e último dia de evento vai ser dedicado a visitas técnicas a propriedades que já produzem e utilizam bioinsumos. 

Mais detalhes no link: http://www.agricultura.go.gov.br/comunicação/notícias/3993-rio-verde-sedia-encontro-dedicado-ao-debate-e-à-difusão-dos-bioinsumos.html